Portal IFNMG - Professor do IFNMG realiza palestra no Diamantech 2014 Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 03 de Dezembro de 2014, 20h35 | Última atualização em Quinta, 04 de Dezembro de 2014, 08h37

red IMG 3542

O professor Paulo Marinho (foto), do IFNMG, ministrou palestra com o tema “Ambiente de Inovação nos Institutos Federais”, nesta quarta-feira (3/12), na abertura da II Feira de Projetos e Negócios do Espinhaço – Diamantech  2014 –, no  Câmpus II, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Diamantina (MG). Confira aqui a programação do evento.

Durante a apresentação, o professor Paulo Marinho afirmou que os currículos dos cursos superiores e técnicos do país devem fomentar a cultura da inovação. “Os Institutos Federais tem um ambiente propício para a inovação tecnológica, mas um dos grandes  desafios da rede é implantar a política de desenvolvimento tecnológico e estabelecer a pesquisa aplicada.”, pontua.

Segundo Paulo vivemos uma revolução silenciosa na educação pública do país nos últimos doze anos com a criação das universidades e dos institutos federais.  “Crescemos muito, mas academia precisa se aproximar mais da sociedade e do setor produtivo. Nos dos Institutos Federais de Educação temos que atender a cadeia produtiva, com atuação em rede, com parcerias. Com os polos de inovação e, principalmente, com os mestrados e doutorados profissionais nos fortaleceremos”, pondera.

O presidente da Comissão de implementação do Câmpus Diamantina do IFNMG,  professor Júnio Jáber, também apresentará no  Diamantech o tema “Parcerias Estratégicas” nesta quinta-feira (4/12), às 9h30. O IFNMG e a UFVJM estão consolidando uma forte parceria em que Júnio Jáber atua e irá citar como exemplo de fortalecimento das instituições.
red IMG 3510
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFVJM, Alexandre Christófaro; a secretária de Desenvolvimento Social, Leana Maria Rabelo; o diretor do Citec, Juan Pedro Bretas Rosa; o presidente da Inovales, Luiz Eustáquio; secretário adjunto da Sedinor, Bruno Oliveira Alencar; e o coordenador de Planejamento Institucional do IFNMG, Júnio Jáber compuseram a mesa de abertura do evento.

O que é?
O Diamantech é uma vitrine tecnológica que tem por finalidade apresentar à comunidade empresarial de Minas Gerais os diferentes produtos e serviços desenvolvidos nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri e articular os diferentes setores da sociedade, a fim de possibilitar a interação entre pesquisadores, empresas, universidade e a sociedade. Há ainda a seleção de projetos (prêmio Henrique Dumont) com possibilidade de licenciamento pela iniciativa privada.

red IMG 3548

Perfil

Paulo Marinho de Oliveira é formado em Engenharia  Agrícola, com mestrado e doutorado na área de Engenharia de Água e Solo, ambos na Universidade  Federal de Lavras (UFLA). Possui aperfeiçoamento em Gestão Pública e Propriedade Intelectual. Atualmente é professor titular na área de Ciências Ambientais do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Coordenou os processos de implantação dos cursos de Tecnologia Ambiental e Engenharia Ambiental no Instituto Federal da Bahia (IFBA), Câmpus Vitória da Conquista, nos quais foi professor das disciplinas: Análise e Avaliação de Impactos Ambientais; Hidrologia e Gestão de Recursos Hídricos. Foi professor das disciplinas Ciências do Ambiente e Gestão Ambiental na Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR). Foi membro do corpo docente do curso de especialização em Gestão de Planejamento Ambiental da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC). Orientou mais de 50 trabalhos de conclusão de cursos técnicos, graduação e pós-graduação. Foi Coordenador de Pesquisa e Extensão do IFBA do Câmpus Vitória da Conquista. Foi vice-presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente da cidade de Vitória da Conquista. Exerceu o cargo de diretor-geral do IFBA no Câmpus de Vitória da Conquista. Atualmente, compõe a equipe responsável pela implantação do Câmpus Diamantina do IFNMG.

Criado em 3/12/2014