Portal IFNMG - Trabalhadores e representantes de instituições recebem equipe do IFNMG em Diamantina Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quinta, 27 de Novembro de 2014, 10h04 | Última atualização em Quinta, 27 de Novembro de 2014, 13h33

DSC04079

Instituto reuniu-se com sindicatos, associação comercial, secretários municipais de educação e representantes do Executivo, dentre outros. Ações fazem parte da inserção do IFNMG na cidade e da construção da audiência pública do dia 5/12.

A equipe do Instituto Federal de Educação do Norte de Minas (IFNMG) realizou várias reuniões com moradores e instituições de Diamantina e região nesta semana para apresentar o Instituto, debater as propostas para o início da atuação na cidade e convocar para participação na audiência pública que será realizada no dia 5/12, às 19 horas, no anfiteatro do Câmpus I da UFVJM. Nos encontros, os representantes do Instituto também reforçaram o pedido para que as instituições enviem ao Instituto até o dia 2/12 ofícios constando quais cursos sugerem que sejam implementados na cidade.

Na terça-feira (25), a reunião contou com a presença de militantes de partidos, sindicalistas, aposentados, estudantes, trabalhadores da educação e da construção civil e outros moradores da região. Após a exibição do vídeo institucional, o diretor de Planejamento Institucional do IFNMG, prof. Júnio Jáber explicou o que é e quais são as atuações e propostas da instituição e ressaltou a importância de os moradores e representantes da sociedade civil organizada mobilizarem seus parceiros para o envolvimento com o Instituto.

Além de sugerirem cursos, os presentes reforçaram a importância da vinda do Instituto para a região e lembraram que esse é um antigo sonho em virtude da carência de mão de obra técnica qualificada. “Estamos vivendo uma nova fase no Brasil, em que os pobres estão tendo oportunidades através do estudo. E o Instituto Federal vindo para Diamantina é mais uma forma de democratização do ensino e um fator de ascensão social”, disse o coordenador da subsede regional do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE/MG), Fabrício Andrei Fraga.

DSC04051

Estreitamento das relações com o mercado

Na manhã de quarta-feira, a apresentação e discussão do Instituto foi realizada com diretores da Associação Comercial e Industrial e Câmara de Dirigentes Logistas de Diamantina (ACID/CDL). Foram debatidas as possibilidades de eixos tecnológicos e cursos para a cidade e as necessidades de trabalhadores qualificados para servir à grande e crescente demanda do setor comercial e industrial da região.

“A vinda de uma instituição que vai garantir mão de obra qualificada para que as empresas possam se desenvolver pelas próximas décadas é um momento único para a cidade e para a classe empresarial”, ressaltou o presidente da ACID/CDL, Guilherme Coelho Neves.

DSC04058

O representante do IFNMG, prof. Júnio Jáber lembrou que o estreitamento das relações do Instituto com o mercado é uma das principais características da inserção da instituição na cidade, o que garante capacitação, aprendizado, geração de mão-de-obra e vários outros benefícios mútuos. “Os Institutos Federais vieram no sentido de fortalecer a economia local, inclusive também para que os filhos da terra tenham oportunidades e fiquem na terra”, ressaltou Jáber.

Durante a reunião, a diretoria da ACID/CDL assinou e entregou um ofício constando quais eixos e cursos a associação sugere para que o Instituto ofereça em Diamantina.

Oportunidade para moradores de toda a região

Já na tarde de quarta-feira, 26, diretores de escolas estaduais e municipais da região, secretárias municipais de educação, representantes de Executivos locais e outros trabalhadores da escolas, Superintendência de Ensino e prefeituras participaram da reunião na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Jequitinhonha (AMAJE). Os representantes do Instituto reforçaram que a instituição vem não só para a cidade em que se instalará, mas sim para ser uma opção de educação técnica de qualidade para os cidadãos de toda a área de abrangência, que inclui Diamantina e mais 16 cidades. Inclusive, diariamente já saem ônibus de vários desses locais para levar e buscar pessoas que estudam em Diamantina.

DSC04082

Para a secretária municipal de educação de Diamantina, Márcia Claudino de Souza Coelho, o Instituto vem complementar a formação educacional dos jovens da região. “Nossa cidade é reconhecida como um polo educacional e a universidade concretizou isso, mas faltava formação técnica capacitada, e agora o Instituto Federal está trazendo”, disse Márcia.

Várias possibilidades de cursos foram debatidas, e o representante do Instituto, prof. Paulo Marinho reforçou a importância dessas sugestões serem encaminhadas ao IFNMG ou serem apresentadas na audiência pública, uma vez que nem todos cursos vêm agora, mas podem compor o Plano de Desenvolvimento Institucional para os próximos anos. “O Instituto vem para ficar, e a sua construção é feita de acordo com as demandas que a sociedade apresenta”, reforçou prof. Paulo.

Mobilização para a audiência pública continua

Do dia 1º de dezembro até o dia da audiência pública, uma ainda maior equipe do Instituto estará em Diamantina para continuar a mobilização pela participação maciça no dia do evento. Haverá, inclusive, uma carreta-laboratório e um caminhão do E-Tec do Instituto no Largo Dom João nos dias 1º, 2 e 3 para realizar oficinas, cursos e ações de saúde.

Representantes do Instituto também participarão de várias entrevistas em órgãos de imprensa da cidade.

Criado em 27/11/2014