Portal IFNMG - Auto-avaliação institucional acontece de 26 de novembro a 3 de dezembro Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 25 de Novembro de 2014, 10h17 | Última atualização em Terça, 25 de Novembro de 2014, 10h28

Professores e alunos dos cursos superiores, bem como servidores técnico-administrativos, dos Câmpus Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora e Salinas podem participar, de 26 de novembro a 3 de dezembro, do processo de auto-avaliação institucional do IFNMG, promovido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Para participar, é preciso responder um questionário eletrônico (confira links abaixo), que abrange dez dimensões, envolvendo aspectos acadêmicos e institucionais (leia abaixo). Os questionários são anônimos. O processo inclui, ainda, um seminário de sensibilização, em datas a serem definidas por cada câmpus, dentro do período citado anteriormente.

A auto-avaliação, realizada anualmente, é uma exigência legal. Trata-se de um diagnóstico das atividades de gestão, ensino, pesquisa e extensão, para subsidiar o planejamento e a definição de políticas que visem a melhoria do desempenho institucional.

Cabe à CPA conduzir os processos de avaliação institucional do IFNMG, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em conformidade com o que determina a legislação vigente.

Dimensões da auto-avaliação institucional

Conheça os dez aspectos avaliados, segundo institui a Lei nº 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes):

. missão e o plano de desenvolvimento institucional;
. política para o ensino – nível médio, graduação, pós-graduação - a pesquisa, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades;
. responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;
. comunicação com a sociedade;
. políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;
. organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade escolar nos processos decisórios;
. infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação e de atendimento aos portadores de necessidades especiais;
. planejamento e avaliação, especialmente dos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional;
. políticas de atendimento aos estudantes;
. sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação de nível profissional e tecnológico.

Acesse os questionários de avaliação:

Aluno - http://questionario.ifnmg.edu.br/index.php/795644/lang-pt-BR

Professor - http://questionario.ifnmg.edu.br/index.php/866446/lang-pt-BR

Técnico-administrativo - http://questionario.ifnmg.edu.br/index.php/762876/lang-pt-BR

Criado em 25/11/14