Portal IFNMG - Ciência aplicada à realidade Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 18 de Novembro de 2014, 11h24 | Última atualização em Quarta, 19 de Novembro de 2014, 08h08

Em 2013, evento reuniu cerca de 1.500 pessoas

Na II Mostrar, de 19 a 22 de novembro, estudantes do ensino fundamental e médio de Araçuaí e região vão provar que a ciência é para todos

Do estudo de fontes alternativas de energia ao uso medicinal da erva-cidreira. Do projeto piloto de arborização de um bairro à curiosa pilha de limão. A diversificação de temas é uma das apostas da II Mostrar - Mostra Científica das Escolas em Araçuaí para atrair o público e aguçar a curiosidade científica dos jovens. Sessenta e cinco trabalhos científicos do IFNMG-Câmpus Araçuaí e de escolas de Virgem da Lapa, Berilo e Jenipapo de Minas estão inscritos no evento, que terá início amanhã, dia 19, no Câmpus, e segue até o próximo sábado, 22.

O objetivo principal é incentivar a participação de estudantes do ensino básico – fundamental e médio – das escolas da região em eventos científicos, estimulando a capacidade criativa desses jovens, por meio de mostras de trabalhos práticos e projetos técnico-científicos.

Segundo o coordenador do evento, professor Magno Barbosa Dias, uma das propostas da Mostrar é desmistificar a ideia da ciência como algo que surge apenas da cabeça dos “iluminados”. Segundo ele, a região preserva a identidade de uma ciência que precisa ser resgatada: “Quando os alunos investigam a qualidade de água da cisterna de placa, a contaminação do leite e hábitos que favorecem a leishmaniose canina na região, eles estão em confronto direto com os problemas locais. Essa capacidade e interesse de pesquisar sobre si e sobre algo mais próximo de sua realidade sempre existiu por aqui”. O que a Mostrar faz, segundo ele, é oportunizar essa busca. “Aqui se ouve, pelos quatro cantos, que 'já fomos muito pesquisados'. Pois bem, é chegado o momento de nós mesmos sermos os pesquisadores”, defende.

Visitação

As escolas da região, mesmo as que não vão apresentar trabalhos, e outros interessados podem inscrever-se como visitantes da Mostrar. Para cada grupo de 50 visitantes, é necessário indicar o nome de um responsável. As inscrições permanecerão abertas pelo site do evento até que se atinja o número máximo estipulado por atividade.

A apresentação dos trabalhos será divida entre os dias 20 e 21, quinta e sexta-feira, em três turnos: das 8h às 12h, das 14h às 17h e das 19h às 21h30. Mas essa não é a única atração do evento. Está prevista vasta programação de minicursos, palestras, seminário e oficinas (cofira aqui a programação completa). Algumas das atrações estarão por conta do professor Renato Las Casas, da UFMG, com as atividades “Astronomia na escola” e “Planetário”. No sábado, dia 22, o encerramento será com o IF Show, a partir das 19h, com apresentações culturais como dança, música e teatro.

Prêmio

A Mostrar é um evento filiado a duas feiras nacionais, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) e a Ciência Jovem. De acordo com o professor Magno, os responsáveis pelos cinco melhores trabalhos da II Mostrar receberão bolsa mensal de R$ 100,00, por um ano, e irão apresentá-los nessas feiras, com todas as despesas pagas pelo evento.

Em 2013, dos três projetos escolhidos para representar Minas Gerais na XIX Feira Nacional da Ciência Jovem, na cidade de Olinda (PE), dois foram do IFNMG-Câmpus Araçuaí. Eles foram apresentados pelos alunos Gabriel dos Santos Cardoso, Lauane Oliveira Freire, Maria Laura Chaves Fernandes e Karolina Berg Pereira Chaves. Orientados pelos professores Magno e Natalino Martins Gomes, os alunos apresentaram um irrigador automatizado e um estudo sobre o uso de biofertilizante como base nutricional para diferentes culturas.

Acesse aqui o site da II Mostrar.

Criado em 18/11/14