Portal IFNMG - Câmpus Janaúba comemorou Semana de C&T com programação em laboratórios móveis e inscrições para Processo Seletivo Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 28 de Outubro de 2014, 10h22 | Última atualização em Terça, 28 de Outubro de 2014, 10h23

O IFNMG-Câmpus Avançado Janaúba, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e da Diretoria de Educação a Distância, em parceria com a prefeitura Municipal de Janaúba e o Centro de Desenvolvimento Colaborativo (CDC Minas Up) realizou, entre os dias 21 a 24 de outubro, atividades dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. As atividades aconteceram no laboratório móvel de informática do IFNMG e no laboratório móvel de eletrônica do eTEC, na Praça da Catedral Sagrado Coração de Jesus, no Cento de Janaúba.

Foram ofertados treinamentos e palestras gratuitos em diversas áreas do conhecimento. Entre os temas, estavam “Robótica nas Escolas”, “Internet das Coisas”, “Sistemas Embarcados”, “HackerSpace”, “Tecnologia na Agricultura”, “PREZI”, “Desenvolvimento Web” e “Batismo Digital”. Além dos temas voltados para tecnologia, os alunos que participam das ações programadas puderam aprender um pouco sobre fruticultura e sobre a região do Jaíba, referência em fruticultura. A palestra sobre a região do Jaíba foi ministrada pelo gerente executivo da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), Heider Cabral.

Para o Diretor do CDC Minas Up, Thalis Antunes, atividades como essas promovem o conhecimentos e despertam a vontade de adquirir mais informações e buscar melhores oportunidades. “Durante as palestras e cursos promovidos, contamos a presença de diversos alunos de escolas da rede pública e privada de ensino. Esses momentos foram importantes por permitirem que eles aprendessem temas novos e despertassem o olhar para situações inovadoras. Além disso, eles puderam tirar dúvidas sobre profissões e mercado de trabalho.”

O diretor do Câmpus Avançado Janaúba, Fernando Barreto, lembrou que faz parte da missão do Instituto promover e disseminar a educação nos polos em que o IFNMG se insere e permitir que todos tenham acesso a atividades como essas. “É necessário ressaltar que a vinda dos laboratórios a Janaúba se deu devido ao apoio de toda a equipe de Pró-Reitoria de Extensão e da Diretoria de Educação a Distância. O Câmpus Avançado Janaúba já é realidade nesta cidade e esta foi uma das muitas atividades que serão feitas em prol do desenvolvimento da educação de Janaúba e região”, afirmou Fernando Barreto.

Processo Seletivo

No intervalo entre as atividades, a comunidade janaubense aproveitou para fazer a inscrição para o 1º Processo Seletivo 2015, que, pela primeira vez, oferta vagas para cursos técnicos presenciais para o Câmpus Janaúba. São 40 vagas para o curso técnico em Administração e 40 para o de Informática, ambos nas modalidades concomitante e subsequente ao ensino médio – ou seja, para quem está cursando a segundo ou terceira série do ensino médio ou para quem já concluiu o ensino médio.

As inscrições devem ser feitas neste portal eletrônico até a próxima sexta-feira, dia 31. A taxa de inscrição é de R$ 15,00 e os cursos são totalmente gratuitos.

Faça aqui sua inscrição e acesse o edital e demais documentos referentes ao Processo Seletivo.

Texto e fotos: Camila Guimarães / Polo de Inovação de Janaúba - MG