Portal IFNMG - IFNMG celebra Dia do Professor em meio a ampliação e fortalecimento do corpo docente Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 15 de Outubro de 2014, 08h37 | Última atualização em Quarta, 15 de Outubro de 2014, 09h03

Cartão dos professor

O 15 de outubro deste ano está sendo celebrado no IFNMG por vários novos professores, que assumiram seus cargos nos últimos meses e passaram a integrar o cada vez mais fortalecido corpo docente do Instituto.

Para o reitor do IFNMG, José Ricardo Martins da Silva, os professores do Instituto são extremamente comprometidos com a educação e formação dos alunos, o que fortalece cada vez mais a qualidade e a importância do Instituto. “O empenho e a dedicação dos nossos professores têm ajudado cada vez mais a construir um presente e um futuro mais igualitário e de mais oportunidades para a população da grande área de abrangência do IFNMG”, disse o reitor.

Clique na imagem abaixo para ver vídeo com a mensagem completa do reitor aos professores do Instituto.

reitor

Dedicação à educação de milhares de mineiros

Desde as primeiras aulas ministradas nas Escolas Agrotécnicas Federais de Salinas e no Cefet Januária, há mais de 50 anos, até os dias de hoje, muitas coisas mudaram, vários novos cursos, câmpus, cidades atendidas, modalidades de ensino, projetos. Mas uma coisa permanece imutável e essencial: o papel do professor em formar e educar as pessoas.

O professor do Instituto com mais tempo de serviço e em atividade dedica-se desde 1973 à docência no Câmpus Januária. O professor Antônio Carlos de Macedo Carneiro atualmente é diretor de Administração e Planejamento daquela unidade e reforça que, se pudesse voltar atrás, faria tudo exatamente da mesma forma. Segundo ele, para além da capacitação técnica promovida, a principal função do Instituto é formar cidadãos, conscientes de seus direitos e deveres. “Vários ex-alunos já me disseram que são o que são hoje, principalmente enquanto cidadãos, por causa do Instituto. Isso é muito gratificante”, conta.

O professor Carneiro observa também que, ao longo dessas décadas, muitas pessoas definitivamente não teriam condições de estudar e alcançar uma capacitação profissional, não fosse o Instituto.

Na outra ponta, a mais nova professora do IFNMG reforça que valeu a pena todo o esforço dessas pessoas que construíram até aqui a história da Instituição, que é hoje reconhecida e respeitada como importante promovedora de educação pública de qualidade. Samantha dos Santos,  natural de Brasília, mas casada com um montesclarense, ministra aulas de Português para as turmas dos cursos técnicos em Informática e Agropecuária do Câmpus Arinos há apenas um mês e revela que, após anos trabalhando em cursinhos, escolas particulares e outros cargos, finalmente conseguiu atuar em um local em que se sente plenamente satisfeita. “É tudo que um professor idealiza. Temos estrutura, liberdade para criar, respeito, e os alunos são maravilhosos”, diz Samantha.

Neste Dia do Professor, todos os mais de 600 docentes merecem ser lembrados e parabenizados por serem os pilares da educação oferecida pelo Instituto e por diariamente desempenharem um papel fundamental no cumprimento da missão do IFNMG de aplicar o conhecimento tecnológico e acadêmico para a formação cidadã e assim contribuir para o progresso socioeconômico local, regional e nacional.