Portal IFNMG - Rede federal enviará professores para capacitação na Finlândia Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Quinta, 09 de Outubro de 2014, 11h43 | Última atualização em Sexta, 10 de Outubro de 2014, 07h58

Estão abertas até 19 de novembro as inscrições de projetos de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do país, a partir da seleção de professores para programa de capacitação na Finlândia. O processo integra chamada pública do programa Professores para o Futuro, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

De acordo com a chamada pública, que prevê investimento de R$ 2 milhões, professores de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica devem avaliar a atuação da unidade de ensino em sua região de influência e, a partir daí, propor estratégias de apoio ao desenvolvimento local, com ações de pesquisa aplicada, formação e educação profissional, sempre em articulação com os aspectos do desenvolvimento local.

Na Finlândia, os projetos serão desenvolvidos nas universidades de ciências aplicadas Hamk, Haaga-Helia e Tamk. As propostas, com duração máxima prevista de 12 meses para execução, precisam estar relacionadas a uma das áreas estratégicas do governo federal em ciência, tecnologia e inovação — agropecuária, alimentos, automobilística, automação, biomédica, biotecnologia, construção civil e edificação, economia criativa, energia renovável, eletroeletrônica, energia, gastronomia, mecânica, nanotecnologia, petróleo e gás, recursos ambientais, tecnologia assistiva, tecnologias ambientais (florestas), tecnologias da informação e comunicação, tecnologias educacionais, incluídas as baseadas em internet e educação a distância, tecnologias para sustentabilidade, transporte e turismo.

Financiamento

Os projetos selecionados terão bolsa de desenvolvimento tecnológico e inovação no exterior júnior. Será destinada apenas uma bolsa por projeto pelo período de cinco meses. Todas as propostas aprovadas receberão recursos de 9,6 mil euros (R$ 29,1 mil em cotação da última terça-feira, 7) para despesas com taxas escolares. Outras despesas serão de responsabilidade do autor ou da instituição de execução do projeto, como contrapartida.

Além de ser professor, com vínculo efetivo em qualquer unidade da rede federal, o autor do projeto deve comprometer-se a estar em efetivo exercício pelo mesmo período da capacitação, após a conclusão das atividades do projeto. Deve ainda ser o coordenador do projeto, ter currículo atualizado na plataforma Lattes e comprovar proficiência em língua inglesa.

Todas as propostas devem ser enviadas ao CNPq via internet. Os autores devem preencher o formulário de propostas disponível na plataforma Carlos Chagas.

No dia 17 próximo, às 13 horas, a Setec e o CNPq vão realizar webconferência sobre a formulação de propostas para a Chamada Pública nº 41/2014, publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira, 6.

Veja o vídeo de divulgação do programa Professores para o Futuro.

Apoio para participar

Na primeira chamada do Programa Professores do Futuro, o professor do IFNMG Hilton Galvão,  atual Assessor de Relações Internacionais, teve seu projeto aprovado e, desde agosto deste ano, está na Finlândia, onde participa de uma capacitação consolidada a partir das experiências de educação profissional do modelo finlandês de pesquisa aplicada. Ele faz parte de um grupo de 32 pesquisadores brasileiros selecionados na primeira chamada. O programa contempla uma primeira etapa na Finlândia, onde Hilton ficará até 22 de dezembro deste ano, com capacitação na Tampere University of Applied Sciences (TAMK). A etapa seguinte será no Brasil, de onde o professor será acompanhado a distância pelos instrutores finlandeses.

Em e-mail enviado ontem, dia 9, à Assessoria de Comunicação e Eventos da Reitoria do IFNMG, Hilton Galvão coloca-se à disposição dos professores do Instituto interessados em participar da nova chamada para esclarecer dúvidas relativas a elaboração do projeto, nível de proficiência de Língua Inglesa exigido, capacitação e outras atividades na Finlândia. Quem necessitar, pode entrar em contato com ele pelo e-mail da Assessoria de Relações Internacionais: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério da Educação

 

(Versão atualizada em 10/10/14)

 

Fim do conteúdo da página