Portal IFNMG - Novidade nº 2: O curso superior de Agronomia do Câmpus Almenara Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quinta, 09 de Outubro de 2014, 08h17 | Última atualização em Sexta, 10 de Outubro de 2014, 08h39

Continuando a série de matérias sobre as novidades do 1º Processo Seletivo e/ou 1º Vestibular 2015, hoje o portal do IFNMG apresenta o mais novo curso superior do Câmpus Almenara, e do próprio Instituto: o bacharelado em Agronomia.

A primeira turma, que ingressará em março de 2015, terá todos os 40 alunos selecionados por meio do Vestibular, que está com inscrições abertas até o dia 31 de outubro, por meio deste portal eletrônico. Como todos os cursos do Instituto, será totalmente gratuito.

Já ofertada pelo IFNMG nas cidades de Arinos e Januária, a graduação em Agronomia chega agora a Almenara, sendo o segundo curso superior da Unidade. O aluno terá aula em período integral e, no final dos cinco anos do curso, sairá com o título de bacharel.

Segundo o diretor-geral do Câmpus Almenara, professor Joan Brálio Mendes Pereira Lima, o foco principal da formação a ser oferecida será a agricultura familiar, seguida pela produção voltada ao abastecimento da agropecuária, atividades que estão entre as principais vocações regionais. Atender demandas específicas da produção de café e da fruticultura, também de grande importância na região do Baixo Jequitinhonha, será outro foco do curso, de acordo com o professor. Ele acredita na importância do curso para impulsionar o desenvolvimento regional.

Câmpus Almenara: cursos técnicos em cinco áreas e dois cursos superiores

O Câmpus, que já conta com professores das áreas de Agronomia e Zootecnia em seus quadros, espera para breve um reforço desse time, com a chegada de novos docentes da área. A inauguração do Labortário de Solos, Água e Análise Vegetal, prevista para março de 2015, é outra aposta da Unidade para dar respaldo à oferta do curso de Agronomia, que também vai contar com a estrutura já existente em função dos cursos técnicos de Agropecuária e Zootecnia, ofertados pelo Câmpus Almenara.

Demanda da comunidade

O professor Joan Brálio explica que a proposta do novo curso surgiu de um levantamento de demanda feito em audiência pública realizada em Almenara em março de 2013. Da demanda apontada pela comunidade, já saiu o curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), que o Câmpus oferta desde 2013, e, agora, virá o bacharelado em Agronomia.

Ainda segundo Joan, esses cursos superiores vêm ao encontro de uma das propostas dos Institutos Federais, que é promover  a verticalização do ensino, ou seja, permitir que um aluno que inicia seus estudos na Instituição possa continuar sua formação lá mesmo. É a oportunidade que os alunos dos cursos técnicos em Informática e Zootecnia têm agora em Almenara, com a chance de continuar seus estudos nas mesmas áreas, ao ingressarem nos cursos superiores de TADS e Agronomia, respectivamente.

Além da condição de diretor-geral do Câmpus, Joan Brálio pode falar de sua satisfação com o novo curso enquanto cidadão do Vale do Jequitinhonha: “Há muito tempo esperávamos por isso!”.