Portal IFNMG - Na Espanha e em Portugal, IFNMG discute parcerias para pesquisa e intercâmbio Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quinta, 02 de Outubro de 2014, 09h42 | Última atualização em Quinta, 02 de Outubro de 2014, 09h51

O reitor do IFNMG, José Ricardo Martins da Silva, e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Rogério Mendes Murta, integram a comitiva formada por 11 dirigentes de institutos federais que está na Europa para buscar parceiras de pesquisa e intercâmbio com instituições da Espanha e de Portugal.

Também fazem parte do grupo representantes dos Institutos Federais Goiano, de Goiás, do Mato Grosso, Sul-rio-grandense e do Triângulo Mineiro.

Nos dias 29 e 30 de setembro, a comitiva foi recebida por dirigentes da Universidade da Salamanca, na Espanha, para tratar da realização de projetos de pesquisa em parceria e sobre vagas para os docentes desses IFs cursarem doutorado. Os representantes do IFNMG também trataram da possibilidade de envio de seus aluos para intercâmbio na institutição de ensino espanhola.

Fundada em 1218, a Universidade de Salamanca é uma das mais antigas do mundo e a mais antiga da Espanha, com aproximadamente 800 anos. É também a universidade espanhola com o maior número de estudantes brasileiros e a única com um centro de estudos brasileiros, que foi visitado pela comitiva dos IFs (foto acima).

Em Portugal

As propostas de desenvolvimento conjunto de pesquisa, doutorados e intercâmbio de estudantes e professores, que estão sendo discutidas esta semana, envolvem, também, o Instituto Politécnico do Porto (IPP), de Portugal. Lá, o grupo de brasileiros participou ontem, dia 1º, de um congresso sobre empreendedorismo e o reitor José Ricardo Martins da Silva assinou, juntamente com a presidente do IPP, Maria do Rosário Gambôa Lopes de Carvalho, no Porto, um protocolo de intenções, objetivando cooperação mútua para ações de cunho técnico, científico e cultural. Com a assinatura do documento, as duas instituições de ensino formalizam o empenho para realizar atividades conjuntas de ensino e aprendizagem, intercâmbio de estudantes e de membros das instituições, além de parceriais de pesquisa e extensão.

A programação do grupo para hoje, dia 2, inclui visita à Universidade de Vigo, na Espanha. O retorno ao Brasil está previsto para o próximo sábado, dia 4.

Confira matérias sobre a visita, veiculadas em sites da Espanha e de Portugal:

- Espanha, Portugal e Brasil se unem para promover doutorados e pesquisas

- Estudiantes de Brasil y Portugal realizarán sus doctorados en la USAL

- La USAL es la universidad española con más estudiantes brasileños

- La Universidad estrecha lazos con Oporto y Brasil

- La USAL estrecha nuevos lazos con Brasil y Portugal para potenciar sus posgrados