Portal IFNMG - Programa de iniciação à docência do IFNMG garante R$ 8 milhões da Capes para os próximos 4 anos Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 10 de Dezembro de 2013, 15h15 | Última atualização em Quarta, 11 de Dezembro de 2013, 14h48

Bolsistas do Pibid em encontro intercâmpus

Os cursos superiores de licenciatura do IFNMG comemoram uma grande notícia: a renovação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e a garantia, pela Capes de um aporte de R$ 8 milhões para os próximos quatro anos.

Outra novidade a partir de 2014 é que haverá a unificação do Pibid do IFNMG em um único projeto – até então, o programa era desenvolvido de forma paralela entre os Câmpus Januária (desde agosto de 2010) e Salinas (desde julho de 2011). O Pibid envolve todas as licenciaturas do IFNMG: Biologia, Física e Matemática, ofertadas pelos dois Câmpus, e Química, pelo Câmpus Salinas.

Para atender 19 instituições escolares, estarão envolvidos no programa 241 bolsistas de iniciação à docência, 39 supervisores de escolas públicas parceiras e do próprio IFNMG, 16 coordenadores de área e dois de gestão e processos educacionais e o coordenador institucional.

“Esse é um momento ímpar para a nossa Instituição, em que as licenciaturas cada vez mais consolidam o seu espaço”, avalia o coordenador institucional do Pibid, professor Ricardo Magalhães Dias Cardozo. Segundo ele, com a com a aprovação do projeto, a equipe continuará a promover ações que contribuam para a formação dos futuros docentes e para a aprendizagem dos alunos das escolas participantes,  caminhando para a constituição do professor como um profissional crítico, que percebe o processo de aprendizagem numa lógica de mudança e reconstrução permanente.

Ele afirma que o recurso a ser investido pela Capes permitirá, inclusive, o fomento de novas experiências metodológicas e práticas docentes, tendo como horizonte o surgimento de estratégias de caráter inovador embasadas na interdisciplinaridade e na compreensão do ser humano de maneira holística, almejando a superação de problemas identificados no processo ensino-aprendizagem.

Bons resultados

Em seu parecer de análise de mérito, a Capes afirma que o projeto institucional do IFNMG "apresenta de forma clara o contexto educacional regional, enfatizando o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) contextualizados com a atuação do Pibid, em que se percebe a grande relevância deste programa para a região”. A Capes considerou excelentes os resultados até então apresentados pelo Pibid do IFNMG, principalmente em relação a produção de conhecimento didático-pedagógico, articulação entre os bolsistas/supervisores, aprofundamento dos estudos por meio de projetos de pesquisa na área de formação docente, ensino-aprendizagem, inclusão escolar e políticas públicas para a educação.

Nas escolas atendidas pelo Pibid, também verificou-se um maior rendimento dos alunos, maior participação, frequência e autonomia, além de diminuição dos índices de reprovação e evasão, tudo isso aliado ao aumento dos índices do Ideb nessas escolas.