Portal IFNMG - Alunos do Vale do Jequitinhonha destacam-se na XIX Feira Nacional de Ciência e Tecnologia Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 08 de Novembro de 2013, 15h13 | Última atualização em Quinta, 07 de Janeiro de 2016, 09h13

Professor Magno, Karolina e Maria Laura apresentaram o irrigador automatizado

Dos três projetos escolhidos para representar Minas Gerais na XIX Feira Nacional da Ciência Jovem, realizada entre o final de outubro e início deste mês, em Olinda (PE), dois eram do IFNMG-Campus Araçuaí. Eles foram apresentados pelos alunos Gabriel dos Santos Cardoso, Lauane Oliveira Freire (ambos da cidade de Araçuaí), Maria Laura Chaves Fernandes (Itinga) e Karolina Berg Pereira Chaves (Medina). Orientados pelos professores Magno Barbosa Dias e Natalino Martins Gomes, os alunos apresentaram um irrigador automatizado e um estudo sobre o uso de biofertilizante como base nutricional para diferentes culturas.

Escolas públicas de ensino básico de todos os estados brasileiros participam da Feira. Há duas formas de participar, uma pela inscrição geral das escolas públicas e outra pelas feiras de ciências afiliadas. Segundo o professor Magno Barbosa, os alunos chegaram à Ciência Jovem a partir da 1ª Mostra Científica das Escolas de Araçuaí (Mostrar), realizada no IFNMG, em 2012.

O irrigador, apresentado na categoria desenvolvimento tecnológico, funciona a partir de um sensor de umidade que é ligado ao solo. Os dados de umidade do solo são coletados, automaticamente, a cada intervalo de tempo e, assim que o solo atinge uma umidade crítica, o dispositivo aciona um registro que libera a água de um reservatório. No instante em que a umidade volta à capacidade de campo, o dispositivo eletrônico, desenvolvido pelas alunas Karolina e Maria Laura, sob a orientação do professor Magno, desliga o sistema de irrigação. A utilidade do projeto é quanto ao uso racional da água.

Professor Natalino, Lauane e Gabriel também apresentaram resultados de trabalho no Feira

O projeto dos orientados do professor Natalino também está voltado para o eixo da sustentabilidade ambiental, pois é uma alternativa para o controle de resíduos gerados pela intensa atividade agrícola brasileira. O trabalho do biofertilizante foi apresentado na categoria iniciação científica. Nesse projeto, os alunos Gabriel e Lauane estudaram desde a fase de produção de biogás até a avaliação de parâmetros vegetativos da cultura do feijão, que recebeu diferentes doses de biofertilizante como fonte nutricional.

Para o professor Natalino, participar de um evento nacional desse porte é motivo de satisfação e orgulho, principalmente porque permite uma troca de experiência e saberes entre os envolvidos, ao mesmo tempo em que valoriza o trabalho de todos os participantes. Segundo ele, a participação nesse evento despertará o interesse e motivará os estudantes do IFNMG-Campus Araçuaí a se envolverem com projetos de pesquisa, pois novos eventos e possibilidades de participação estão por vir.

Fonte: www.ifnmg.edu.br/aracuai