Portal IFNMG - Últimos dias de inscrição para seleções de cursos técnicos e superiores Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 01 de Novembro de 2013, 17h42 | Última atualização em Quinta, 07 de Novembro de 2013, 13h16

Terminam na próxima sexta-feira, dia 8, as inscrições para o 1º Processo Seletivo (para cursos técnicos) e 1º Vestibular 2014 (para cursos superiores) do IFNMG. As inscrições devem ser feitas neste portal eletrônico. Todos os cursos ofertados são gratuitos.

Acesse os formulários de inscrição, bem como os editais do Processo Seletivo e do Vestibular.

O Instituto disponibiliza computadores e acesso à internet, em seus sete campi, para os candidatos realizarem as inscrições, durante os dias e horários previstos nos editais.

Os candidatos ao Processo Seletivo devem pagar taxa de inscrição de de R$ 10,00 e os do Vestibular, de R$ 25,00, respectivamente. O período para solicitar isenção dessa taxa já se encerrou.

As provas do Processo Seletivo acontecerão no dia 7 de dezembro, sábado, e as do Vestibular, no dia 8 de dezembro, domingo.

Cotas

Para ambos os processos de seleção vale o sistema de reserva de vagas, que atende as exigências da Lei 12.711 de 29 de agosto de 2012 (Lei de Cotas), do Decreto nº 7.824 e da Portaria Normativa nº 18 do MEC de 11 de outubro de 2012.

O IFNMG reservará 50% das vagas ofertadas para estudantes oriundos da Rede Pública de Ensino – conforme quadros de vagas anexos aos editais do Processo Seletivo e Vestibular -, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao estado de Minas Gerais. Os outros 50% serão disponibilizados à ampla concorrência.

Vagas

O Processo Seletivo é realizado para seleção de estudantes para os cursos técnicos gratuitos do Instituto, nas modalidades integrado ao ensino médio, concomitante (para quem está na 2ª ou 3ª série do ensino médio) e subsequente (para quem já concluiu o ensino médio).

Nesta seleção, serão ofertadas vagas para os cursos técnicos presenciais de todos os sete campi – Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora e Salinas. São eles os cursos técnicos em Agroindústria, Agropecuária, Administração, Edificações, Enfermagem, Eletrotécnica, Informática, Meio Ambiente, Química, Segurança do Trabalho, Zootecnia e Comércio - este último, pelo Proeja, programa de educação para jovens e adultos.

Já o Vestibular selecionará estudantes para preencher metade das vagas disponíveis para cursos superiores gratuitos de Administração e Tecnologia em Gestão Ambiental, do Campus Araçuaí; Administração, Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Produção de Grãos, do Campus Arinos; Ciência da Computação e Engenharia Química, do Campus Montes Claros; Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química, do Campus Salinas.

Sisu

A outra metade das vagas ofertadas para os cursos superiores citados acima e todas as vagas disponíveis para os cursos superiores do Campus Januária, para o primeiro semestre de 2014, serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC).

Só poderá aderir à próxima edição do Sisu quem particiou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. Isso porque a seleção feita pelo Sisu baseia-se nas notas que os candidatos obtêm no Enem. O calendário do Sisu será definido e divulgado, oportunamente, pelo MEC.

Acesse:

- Editais e formulários de inscrição do Processo Seletivo