Portal IFNMG - Comunicado: Possibilidade de interrupção de serviço de telefonia na Reitoria, no dia 29 Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2013, 17h28 | Última atualização em Sexta, 25 de Outubro de 2013, 17h28

A Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação informa que está em processo de implantação do serviço Fone@RNP provido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), e que o dia 29, próxima terça-feira, foi a data definida pela RNP para homologação do serviço nas dependências da Reitoria. Nesse sentido, informamos que, devido à marcação do processo de homologação feito pela RNP, o serviço de telefonia fixa da Reitoria poderá ficar indisponível no período de 8 horas às 19 horas, na referida data.

Fone@rnp é o serviço VoIP que permite a interconexão das instituições clientes da rede da RNP. Por meio desse serviço, potencialmente, todos os usuários das instituições clientes que compõem essa rede conseguem se comunicar por voz (via telefone comum, telefone IP ou softphone) utilizando a internet. É de responsabilidade das instituições clientes a disponibilização do serviço para os usuários finais, bem como a manutenção dos recursos locais.

Esse é um serviço notoriamente conhecido pelo seu potencial de economia nas ligações interurbanas, sobretudo quando a instituição destino completa chamadas para a rede pública de telefonia. Porém, mais que isso, o fone@rnp permite que o usuário final faça uso da telefonia convencional por meio de uma mobilidade própria dos serviços de internet.

Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Fim do conteúdo da página