Portal IFNMG - Instituto fortalece parceria com o programa Água Brasil Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2013, 14h34 | Última atualização em Sexta, 25 de Outubro de 2013, 14h34

IFNMG-Campus Januária já é parceiro do Água Brasil

Em Montes Claros, no último dia 16, reunião na Reitoria do IFNMG marcou o fortalecimento da parceria entre o programa Água Brasil e os parceiros locais dos projetos desenvolvidos no Rio Peruaçu.

O programa Água Brasil é resultado da parceria entre Banco do Brasil, Agência Nacional de Águas (ANA), Fundação Banco do Brasil e WWF-Brasil (organização não governamental brasileira dedicada à conservação da natureza). Essas entidades unem forças a parceiros locais para desenvolver projetos socioambientais em 14 microbacias distribuídas em sete Unidades Hidrográficas de Gerenciamento de Recursos Hídricos nos biomas Pantanal/Cerrado, Mata Atlântica, Amazônia, Caatinga e Pampa.

“A reunião foi um passo importante para institucionalizar as atividades de pesquisa e extensão do Água Brasil para uma ação integrada com o IFNMG e demais parceiros e ampliação da parceria”, afirmou Renildo Costa, diretor de Pesquisa do Campus Januária e parceiro do Água Brasil desde a construção do diagnóstico socioambiental das comunidades beneficiárias na região do Rio Peruaçu.

Segundo o pró-reitor de Administração do Instituto, professor Edmilson Tadeu Cassani, o IFNMG tem o interesse de estender a parceria para outros campus.

Para Vinicius Pereira, técnico do Água Brasil na bacia do Rio Peruaçu, o lançamento dos portfólios de boas práticas de restauração florestal pelo Água Brasil, em 2014, será muito útil para a parceria e para a implantação das Unidades Demonstrativas. “Faremos um belo trabalho em sinergia com o Ministério da Educação, a Embrapa e os professos do Instituto. Ver o comprometimento da Reitoria, inclusive com a participação do diretor de Extensão em nossa reunião do Comitê Local do Água Brasil lá nas comunidades do Peruaçu, foi muito positivo e importante para nós. Seguimos para a consolidação ainda maior da parceria com a realização do I Fórum de Pesquisa nos dias 7 e 8 de novembro, em Januária”. O evento, que seria aberto para apenas um campus, será agora para os sete campi.

Pelo IFNMG, participaram da reunião os professores Renildo Costa, Edmilson Cassani, Kleber Carvalho dos Santos, diretor de Extensão, Charles Bernardo Buteri, diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação; e o assistente social Rony Enderson Oliveira. O Água Brasil foi representado por Vinicius Pereira, do WWF-Brasil, e Eduardo Marques, da Superintendência de Negócios e Varejo do Banco do Brasil de Minas Gerais.

Com informações de http://www.blogaguabrasil.org.br