Portal IFNMG - Resultado das solicitações de isenção de taxa de inscrição já está disponível Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2013, 13h08 | Última atualização em Quinta, 24 de Outubro de 2013, 15h08

Os candidatos ao 1º Processo Seletivo e 1º Vestibular 2014 do IFNMG que solicitaram isenção da taxa de inscrição já podem consultar o resultado da análise dos pedidos. Os candidatos que não tiveram a solicitação aceita devem realizar a inscrição e pagar a taxa – R$ 10,00 para Processo Seletivo e R$ 25,00 para Vestibular.

Já os candidatos que tiveram o pedido aceito estão automaticamente inscritos.

Acesse o resultado das solicitações de isenção, editais e links para inscrições do Processo Seletivo e do Vestibular.

As inscrições seguem até 8 de novembro, exclusivamente, pela internet. O Instituto disponibiliza computadores e acesso à internet, em seus sete campi, para os candidatos realizarem as inscrições, durante os dias e horários previstos nos editais.

As provas do Processo Seletivo acontecerão no dia 7 de dezembro, sábado, e as do Vestibular, no dia 8 de dezembro, domingo.

Cotas
Para ambos os processos de seleção vale o sistema de reserva de vagas, que atende as exigências da Lei 12.711 de 29 de agosto de 2012 (Lei de Cotas), do Decreto nº 7.824 e da Portaria Normativa nº 18 do MEC de 11 de outubro de 2012.

O IFNMG reservará 50% das vagas ofertadas para estudantes oriundos da Rede Pública de Ensino – conforme quadros de vagas anexos aos editais do Processo Seletivo e Vestibular -, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao estado de Minas Gerais. Os outros 50% serão disponibilizados à ampla concorrência.

Vagas
O Processo Seletivo é realizado para seleção de estudantes para os cursos técnicos gratuitos do Instituto, nas modalidades integrado ao ensino médio, concomitante (para quem está na 2ª ou 3ª série do ensino médio) e subsequente (para quem já concluiu o ensino médio).

Nesta seleção, serão ofertadas vagas para os cursos técnicos presenciais de todos os sete campi – Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora e Salinas. São eles os cursos técnicos em Agroindústria, Agropecuária, Administração, Edificações, Enfermagem, Eletrotécnica, Informática, Meio Ambiente, Química, Segurança do Trabalho, Zootecnia e Comércio - este último, pelo Proeja, programa de educação para jovens e adultos.

Já o Vestibular selecionará estudantes para preencher metade das vagas disponíveis para cursos superiores gratuitos de Administração e Tecnologia em Gestão Ambiental, do Campus Araçuaí; Administração, Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Produção de Grãos, do Campus Arinos; Ciência da Computação e Engenharia Química, do Campus Montes Claros; Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química, do Campus Salinas.

Sisu
A outra metade das vagas ofertadas para os cursos superiores citados acima e todas as vagas disponíveis para os cursos superiores do Campus Januária, para o primeiro semestre de 2014, serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC).

Só poderá aderir à próxima edição do Sisu quem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013, cujas provas acontecem no próximo final de semana, dias 26 e 27 de outubro. Isso porque a seleção feita pelo Sisu baseia-se nas notas que os candidatos obtêm no Enem. O calendário do Sisu será definido e divulgado, oportunamente, pelo MEC.

Acesse:
- Resultado de pedidos de isenção de taxa, editais e formulários de inscrição do Processo Seletivo
- Resultado de pedidos de isenção de taxa, edital e formulário de inscrição do Vestibular

Fim do conteúdo da página