Portal IFNMG - Vem aí o 1º Seminário de estudos sobre a mobilidade urbana em Pirapora e Buritizeiro Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 14 de Setembro de 2021, 15h53 | Última atualização em Terça, 14 de Setembro de 2021, 16h13

Logo-+-Nome.png

No dia 17/set (sexta-feira), as 19h00, o IFNMG – Campus Pirapora realizará o 1º Seminário de Estudos Sobre a Mobilidade Urbana em Pirapora e Buritizeiro.

O evento é organizado pelos discentes da disciplina Sistema de Transporte Público, ministrada pelo professor Anderson Ricardo dos Anjos e tem como objetivo realizar uma discussão acadêmica, em conjunto com a comunidade externa, entidades públicas e estudantes, a respeito da mobilidade urbana nas respectivas cidades, a fim de promover a importância do tema, apresentar e entregar um pré-diagnóstico e estudos realizados pelos discentes do curso Bacharelado em Engenharia Civil do IFNMG - Campus Pirapora para as Prefeituras Municipais de Pirapora e Buritizeiro, Minas Gerais.

O público alvo do evento são os alunos dos cursos de Engenharia Civil e Técnico em Edificações da IFNMG - Campus Pirapora e demais estudantes da região, representantes das Prefeituras, Câmaras e Sociedade Civil.

Ficheiro:YouTube Logo 2017.svg – Wikipédia, a enciclopédia livre - O evento é gratuito e será online, transmitido via canal do campus no youtube. [Clique aqui para acessar o canal]

As inscrições serão realizadas através da plataforma Sympla. [Clique aqui para se inscrever]

Será emitido certificado.

A abertura do Seminário abordará a importância do Tema Mobilidade Urbana e da realização do evento e contará com um breve pronunciamento do Diretor. Na sequência a prefeitura será convidada a apresentar as diretrizes do Plano Diretor. Os projetos e propostas serão apresentados no formato de banner digital e abordarão os seguintes assuntos:

• Revisão de itinerários de linhas de ônibus e estruturação das paradas;
  • Incentivo à ciclomobilidade;
  • Integração entre modais de transporte urbano;
  • Acessibilidade universal à vias, mobiliário e equipamentos urbanos;
  • Integração na mobilidade intermunicipal;
  • Tarifação e controle sobre a utilização de veículos particulares em áreas de interesse;
  • Estudo para o deslocamento do transporte pesado em áreas de uso misto da cidade de Pirapora;
  • Proposta de uma nova ponte urbana entre Pirapora e Buritizeiro.

Ao final das apresentações será reservado um tempo destinado às discussões acerca dos temas debatidos, oportunizando a participação de todos os inscritos no evento e ao final do evento será realizada a entrega do pré-diagnóstico elaborado pelos discentes.