Portal IFNMG - Tese de professora do Campus Pirapora recebe menção honrosa em prêmio da Anpoll Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Tese de professora do Campus Pirapora recebe menção honrosa em prêmio da Anpoll

Publicado: Sexta, 18 de Setembro de 2020, 18h59 | Última atualização em Sexta, 18 de Setembro de 2020, 19h02

A servidora Renata Maurício Sampaio, professora da área de Língua Portuguesa no Campus Pirapora, recebeu menção honrosa no Prêmio “Antonio Candido” de teses e dissertações da Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL) por sua tese intitulada “Escrituras híbridas: pontos de mira e tiros pela culatra: a dicção poética de Laís Corrêa de Araújo e suas confluências”.

A pesquisa foi feita dentro do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e teve como objetivo principal “estudar como se configura a escrita poética da autora Laís Corrêa de Araújo (1928-2006), da primeira à sua última publicação, de 1951 a 2002, período este visto como um complexo percurso de inovações singulares dos meios de expressão e técnicas disponíveis em cada época, com o intuito de compreender de que maneira essa poética se coloca nas relações de produção ao longo de mais de cinquenta anos”, explicou a pesquisadora.

Renata Sampaio conta que a pesquisa, realizada sob orientação do professor doutor Rogério Barbosa da Silva, foi um trabalho pioneiro sobre a escritora mineira Laís Corrêa de Araújo, que nasceu em Campo Belo (MG) em 1929 e foi casada com o poeta Affonso Ávila. A pesquisadora foi muito além de sua trajetória pessoal e profissional, apresentando em sua tese análises e comparações sobre a poesia da escritora.

“Ao traçar um panorama dessa trajetória não somente como poeta, mas também como tradutora, jornalista, crítica literária, ensaísta, entre outras atuações, buscou-se dar visibilidade ao trabalho intelectual da escritora como um todo”, salienta Renata.

Quando um pesquisador ou pesquisadora se propõe a estudar determinado assunto, são várias as experiências anteriores que colaboram para isso. Na própria tese, Renata apresenta algumas dessas experiências. Entre elas, a professora relata a atuação em um projeto de pesquisa da qual fez parte nos anos de 2015 e 2016 no Campus Pirapora.

O projeto sobre literatura brasileira e novas mídias consistia em analisar o trânsito intermidiático e intercultural de romance e poesia impressos traduzidos para outros suportes. Com a concretização da tese, entre outras possibilidades, a servidora destaca: “no campo do ensino, acreditamos que nossa pesquisa contribui para reforçar a ideia de que a exploração da multimodalidade textual tão em voga na contemporaneidade é algo que deve ser incorporado à prática de ensino e aprendizagem no contexto educacional”. 

Foto tese de Renata

A professora do IFNMG Renata Sampaio (ao centro) em sua banca de defesa de doutorado composta pelos professores Mario Alex Rosa, Rogério Barbosa Silva,  Sérgio Alcides,  Wagner Moreira e Ilca Oliveira

O Prêmio Antonio Candido e a menção honrosa

O Prêmio Antonio Candido de Teses e Dissertações da ANPOLL recebeu 47 trabalhos inscritos. Desse total, 22 teses e 23 dissertações foram deferidas para concorrer ao Prêmio. A ANPOLL premia os primeiros lugares com a publicação do trabalho e faz a distinção com menções honrosas dos segundos e terceiros lugares. Assim, dois trabalhos foram premiados, sendo um na categoria “Tese”; outro na categoria “Dissertação”.

A doutora Renata Sampaio recebeu a 1ª menção honrosa, que equivale a um segundo lugar. O orientador, o professor Rogério Barbosa da Silva, destaca que a menção foi merecida. “Seu trabalho entra num seleto grupo de boas teses nas instituições nacionais. A premiação distingue a pesquisadora e o Programa de Pós-Graduação que a acolheu e também distingue a profissional que atua no IFNMG. O trabalho também projeta a obra da poeta que mereceu o seu estudo”, afirma o professor.

O orientador ainda aponta que Laís Corrêa de Araújo é uma poeta mineira, pouco estudada, mas de grande importância nas Letras Nacionais. Foi a única mulher a participar da Semana Nacional de Vanguarda, em Belo Horizonte no ano de 1963, singularizada pelo trabalho poético de alta qualidade e pela militância pela literatura e pela cultura em Minas. A escritora teve uma importante coluna (Roda Gigante) no Suplemento Literário, no Jornal O Estado de Minas, e teve atuação qualificada na crítica literária.

“O trabalho de Renata Sampaio dá conta da rica trajetória da poeta mineira, contemplando o seu trabalho criativo e crítico, a sua postura emancipatória para a condição da mulher numa sociedade desigual e o diálogo fino que sua poesia estabelece com os contemporâneos e com as tradições poéticas do Ocidente, em especial. Enfim, pode-se dizer que a tese de Renata não só elabora um estudo arguto e crítico da poesia de Laís Corrêa de Araújo, como atualiza a leitura da obra da poeta, trazendo-a para as perspectivas críticas do século XXI. Assim, só por esse ato de reposicionar a poesia de Laís no contexto da história literária brasileira, o trabalho já traz uma grande contribuição para a área de Letras e para a educação”, fundamenta Rogério Barbosa da Silva, que é pós-doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais/Departamento de Linguagem e Tecnologia, e atua no Programa de Pós-Graduação Sricto Sensu em Estudos de Linguagens e no curso de Letras.

Clique aqui para acessar o resultado completo do Prêmio ANPOLL de Tses e Dissertações

Fim do conteúdo da página