Portal IFNMG - NOVEMBRO NEGRO: Confira o que de melhor aconteceu no sarau artístico-literário promovido no Campus Pirapora no dia 20/11/2018 Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quinta, 22 de Novembro de 2018, 10h47 | Última atualização em Segunda, 27 de Janeiro de 2020, 11h13

NEABITamboril

Na noite do dia 20 de novembro, data escolhida para celebrar o Dia da Consciência Negra, o Clube Literário Tamboril realizou mais um sarau artístico-literário em parceria com o IFNMG – Campus Pirapora.

Populares, artistas e a comunidade acadêmica se reuniram no pátio da instituição para promover uma noite de exposição de ideias e produções artísticas, colocando em evidência o debate sobre questões como representatividade negra, desigualdade racial e discriminação.

publicoif

Várias formas de expressão artística foram representadas. As pinturas produzidas pelos alunos da Professora Werônica Brito compuseram o cenário, juntamente com desenhos da aluna Raquel Macedo (curso Bacharel em Administração) e da artista Julie Santos. Números de musicais foram executados pelos artistas Lobão, de Pirapora, e Gabi Frias, de Buritizeiro, de onde também vieram as apresentações do bailarino Leandro e da escritora Izabel Nascimento, aluna do curso de Engenharia Civil.

Lobo Amaê 1

Renomear

O evento faz parte do projeto Negra Ideia, da Associação Clube Literário Tamboril, e foi realizado em parceria com o IFNMG - Campus Pirapora, através do NEABI – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, formado por servidores, alunos e representantes da comunidade, que também se apresentaram no sarau com leituras, pela professora Brenda K. e pela auxiliar de Biblioteca Keuchirlane, e performances poéticas, como o poema autoral Mulher Negra, representado pela aluna Pâmela Maressa, do curso Técnico de Edificações.

Brenda Keu

Pamela 2

O ex-aluno Jean Matheus, coordenador do Projeto Negra Ideia e integrante do NEABI, produziu o evento e trouxe artistas do Clube Literário Tamboril que acrescentaram à programação cultural o Rap e a Poesia Slam, nas composições dos artistas Chaysler e Marcílio Chagas; a leitura de poemas por Haice Faria e Elissa Andrada; a performance do escritor Eduardo Gprado; além de intervenção com cantos de capoeira e poesia, executada pela Mestra de Capoeira Luciana Galiza e o Grupo Amaê.

Chaysler 2

O Evento foi um Sucesso.

Parabéns a todos envolvidos!

Texto: Clube Literário Tamboril. Adaptado.

Selo IFNMG 10 anos 3