Portal IFNMG - Alunos do Curso Superior em Administração visitam a FIAT S/A Automóveis Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 30 de Julho de 2014, 08h59 | Última atualização em Quarta, 30 de Julho de 2014, 08h59

30072014a

Os alunos dos cursos de bacharelado e técnico em Administração do IFNMG/Câmpus Pirapora através do Projeto de Extensão “Novos Horizontes” visitaram, nos dias 05, 11 e 26 de junho/2014, a montadora de automóveis FIAT S/A, localizada na cidade de Betim - a 40 km do centro de Belo Horizonte, Minas Gerais. As professoras, Érica Freitas, Nesmária Sany, Juliana Ramires (Coordenadora do projeto) e Juliara Fonseca (Coordenadora do curso superior em Administração) participantes do projeto acompanharam as visitas técnicas.

Os alunos do curso superior e técnico tiveram a oportunidade de conhecer a líder do mercado brasileiro há dez anos, a FIAT Automóveis que possui um programa de visitas guiadas para apresentar à universitários e estudantes de ensino superior e técnico sua moderna fábrica de automóveis. Os colaboradores do programa “FIAT de Ponta a Ponta” recepcionaram os alunos do IFNMG- Câmpus Pirapora, falaram sobre o papel que a Fiat automóveis desempenha no Brasil, informaram acerca da constante preocupação com a responsabilidade socioambiental e a preocupação em atender às regras ambientais próprias que não constam ainda na legislação brasileira.

A visita ao complexo da FIAT Automóveis durou cerca de 2 horas e no decorrer do tempo os alunos tiveram condições de observar o processo de montagem e compreender as estratégias adotadas pela empresa que tem como objetivo alcançar o patamar de uma das empresas automobilísticas com maior crescimento no mercado brasileiro e líder de vendas no setor e, ainda, como são produzidos diariamente os 3.200 automóveis, com aproximadamente 30 mil funcionários diretos e indiretos. Foi possível também conhecer um pouco da história da Fiat no Brasil, inaugurada em 1976. O nome FIAT significa ‘Fábrica Italiana de Automóveis de Torino’, cidade (ao norte da Itália) onde fica a sede da empresa e nome da província de aproximadamente 1 milhão de habitantes. Torino também é a capital da região do Piemonte, bem localizada, faz fronteiras com países importantes da Europa, como França e Suíça junto com Maranello, é um dos principais centros automobilísticos do mundo.

A professora, Juliana Ramires, ressaltou que a Instituição tem buscado, constantemente, a interação dos acadêmicos e empresas através da realização de visitas técnicas, consolidando assim, o objetivo do Projeto de Extensão “Novos Horizontes”, que objetiva o alinhamento entre teoria e prática ao aplicar e discutir as teorias vivenciadas em sala de aula, promovendo a fixação e discussão de conteúdos relevantes para a formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho bem como a  inserção das empresas no cenário acadêmico.

Texto da Professora Juliana Ramires.