Portal IFNMG - IFNMG abre inscrições do 1º Processo Seletivo 2022 para cursos técnicos gratuitos Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG abre inscrições do 1º Processo Seletivo 2022 para cursos técnicos gratuitos

Publicado: Segunda, 04 de Outubro de 2021, 08h18 | Última atualização em Segunda, 04 de Outubro de 2021, 12h14

Banners internet

O IFNMG abriu nesta segunda-feira, 4 de outubro, as inscrições para o 1º Processo Seletivo 2022, que vai selecionar estudantes para 2.184 vagas de cursos técnicos gratuitos, presenciais e a distância, em 13 cidades, para início no primeiro semestre letivo do próximo ano. Não haverá aplicação de provas para os candidatos, que serão selecionados por desempenho escolar, ou seja, por notas ou conceitos obtidos em disciplinas e séries que variam dependendo do curso escolhido e que devem ser comprovadas por histórico escolar ou documento equivalente.

Os cursos técnicos do IFNMG são de dois tipos. Os chamados cursos técnicos integrados são para quem quer fazer, ao mesmo tempo, no IFNMG, o curso técnico e os três anos do ensino médio. Há também os cursos técnicos ofertados pelo Instituto separadamente, para quem está cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio em outra escola ou para quem já concluiu o ensino médio. Nesses casos, os cursos técnicos são chamados, respectivamente, de concomitantes e subsequentes. 

Para todos os cursos, as inscrições do Processo Seletivo seguirão abertas até o dia 2 de dezembro. O procedimento será feito pela internet, de forma gratuita (confira abaixo o passo a passo para inscrição).

 

Cursos técnicos integrados ao ensino médio (Edital nº 139/2021) 

Quem quer  disputar uma das 1.489 vagas disponíveis para cursos técnicos ofertados de forma integrada com o ensino médio deve fazer a inscrição pelo formulário disponível no endereço https://concurso.fundacaocefetminas.org.br/site/processo_seletivo_detalhes.aspx?id=AA2532DC8B3C2F53. Na mesma página eletrônica, o(a) candidato(a) encontrará o Edtal nº 139/2021 e seus anexos, com todas as informações sobre o 1º Processo Seletivo 2022 para cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Esses cursos são ofertados nos Campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni (confira o quadro de vagas abaixo).

Os cursos técnicos integrados são todos presenciais. No entanto, enquanto durar a situação da suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia da covid-19, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial. Essa definição vai depender da situação da pandemia em cada município onde há oferta de cursos do IFNMG.

No momento da inscrição, é necessário preencher todos os itens do formulário, inclusive o formulário socioeconômico. O CPF a ser informado é obrigatoriamente do(a) candidato(a) e não dos pais, nem de qualquer outro responsável ou representante.

Será necessário, também, anexar ao formulário de inscrição o histórico escolar ou documento equivalente (certificado ou declaração conforme modelo do Anexo II do edital) que comprove as notas ou os conceitos de disciplinas do 6º e 7º anos do ensino fundamental que serão usados para classificar os(as) candidatos(as), de acordo com o curso pretendido (conforme Anexo III do edital).

 

Cursos técnicos concomitantes/subsequentes (Edital nº 138/2021) 

Os(as) estudantes que quiserem disputar um das 695 vagas para os cursos concomitantes e subsequentes ao ensino médio, presenciais e a distância, devem realizar a inscrição pelo formulário disponível em https://concurso.fundacaocefetminas.org.br/site/processo_seletivo_detalhes.aspx?id=50A926257E49129F. Nesse endereço eletrônico também é possível acessar o Edital nº 138/2021 e seus anexos, com as regras do 1º Processo Seletivo 2022 para cursos técnicos concomitantes ao ensino médio e subsequentes ao ensino médio.

Os cursos presenciais serão ofertados nos Campi Almenara, Araçuaí, Januária, Montes Claros e Pirapora (confira o quadro de vagas abaixo).. No entanto, enquanto durar a situação da suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia da covid-19, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial. Essa definição vai depender da situação da pandemia em cada município.

As vagas para cursos na modalidade a distância são do Campus Diamantina, por meio dos polos de apoio presencial do Serro e de Itamarandiba, e do Cead, que fica em Montes Claros. Esses cursos preveem encontros presenciais para cumprir parte da carga horária de atividades, no entanto, a ocorrência desses momentos também vai depender da situação da pandemia.

No momento da inscrição, é necessário preencher todos os itens do formulário, inclusive o formulário socioeconômico. O CPF a ser informado é obrigatoriamente do(a) candidato(a) e não dos pais, nem de qualquer outro responsável ou representante.

Será necessário anexar ao formulário de inscrição o histórico escolar ou documento equivalente (certificado ou declaração conforme modelo do Anexos II-A e II-B do edital) que comprove as notas ou os conceitos serão usados para classificar os(as) candidatos(as). Para os cursos concomitantes/subsequentes, serão usadas notas ou conceitos de disciplinas do 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental e, no caso dos cursos ofertados apenas como subsequentes, serão consideradas notas ou conceitos de disciplinas do 1º ano do ensino médio. As disciplinas a serem consideradas mudam de acordo com o curso pretendido (conforme Anexo III do edital).

Cotas e heteroidentificação

Para todos os cursos, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. O IFNMG reserva metade das vagas para estudantes vindos de escolas públicas, parte delas para candidatos(as) de baixa renda (com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, o que corresponde a R$ 1.650 por cada pessoa da família), autodeclarados(as) pretos(as), pardos(as) e indígenas e pessoas com deficiência. Da outra metade das vagas, 5% são reservadas para pessoas com deficiência e outros 5%, para quem veio de Escolas Família Agrícola (EFA). No formulário de inscrição, o(a) candidato(a) deverá marcar em qual das categorias ele(a) irá concorrer.

Toda a documentação comprobatória necessária para garantir o ingresso do candidato via vagas reservadas deverá ser apresentada no momento de solicitação de matrícula.

Além disso, os candidatos que se autodeclararemm pretos(as) e pardos(as) para concorrer às cotas, se forem classificados(as) no Processo Seletivo, serão convocados(as) a se apresentar diante de uma banca que vai realizar a heteroidentificação. A banca baseia-se exclusivamente nos aspectos fenótipos do(a) candidato(a), que é o conjunto de características visíveis, a exemplo de cor da pele, textura do cabelo, formatos do rosto, lábios e nariz. A ascendência não é levada em conta, ou seja, não importa que pais, avós ou bisavós sejam negros – pretos ou pardos. Além disso, não serão considerados quaisquer registros (civis ou militares) ou documentos.

Se o(a) candidato(a) não se submeter ao procedimento de heteroidentificação, terá sua matrícula recusada para a vaga reservada à qual se inscreveu. Se for detectada falsidade na autodeclaração de preto(a) e pardo(a), além de ser eliminado do Processo Seletivo, o(a) candidato(a) estará sujeito(a) às penalidades previstas na lei.

Mais informações e dúvidas

Antes de se inscrever para o 1º Processo Seletivo 2022, é muito importante que o(a) candidato(a) conheça todas as regras da seleção, consultando o edital específico do tipo de curso que pretende fazer e seus anexos. Os dois editais estão disponíveis para consulta neste portal eletrônico e no site da Fundação CefetMinas (contratada pelo IFNMG para realizar o Processo Seletivo), pelos links que seguem:


- Edital nº 139/2021 – Cursos técnicos integrados ao ensino médio
- Edital nº 138/2021 – Cursos técnicos concomitantes/subsequentes

Pela primeira vez, o IFNMG disponibilizará também a versão em Braille da íntegra dos dois editais. As cópias serão produzidas por demanda, por solicitação de candidatos(as) cegos(as). (Saiba como solicitar uma cópia do edital em Braille). Em breve as versões em Libras (Língua Brasileira de Sinais) também serão publicadas. 

O canal para esclarecer dúvidas sobre o 1º Processo Seletivo 2022 é o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Passo a passo para inscrição

1- Acesse a página do Processo Seletivo em um dos links a seguir, de acordo com a modalidade do curso técnico pretendido: integrado ao ensino médio  ou concomitante/subsequente.

2- Clique no botão "Fazer inscrição" e será direcionado(a) para a página de login. Se for o primeiro acesso à página, cadastre-se.

3 - Ao fazer login, você será direcionado(a) para o formulário de inscrição. Selecione o campus e o curso pretendidos.

4- Anexe ao formulário de inscrição a cópia digitalizada do histórico escolar ou documento equivalente que comprove suas notas ou seus conceitos nas séries e disciplinas exigidas, de acordo com o curso pretendido. O arquivo com o documento comprobatório poderá ter, no máximo, 5 MB, em formatos PDF/JPEG/JPG/TIFF/PNG e deverá ser nomeado sem caracteres especiais, acentos e pontuação.

5 - Preencha os demais campos do formulário de inscrição (incluindo o questionário sócio-econômico) e finalize a inscrição.

OBS: Após finalizada a inscrição, não será possível realizar alterações. Caso o(a) candidato(a) pretenda fazer correções nos dados e opções, deverá enviar e-mail para a central de atendimento da Fundação CEFETMINAS até as 12h do dia 3 de dezembro, no endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informar nome completo e CPF e solicitar a exclusão da inscrição, para que o sistema seja liberado e possibilite a realização de nova inscrição. Feita essa solicitação, o sistema de inscrições será disponibilizado para a realização de alterações somente até as 23:59 horas do dia 3 de dezembro.


Vagas por curso/campus

Campus

Curso

Forma

Turno

Duração

Vagas

Almenara

Técnico em Enfermagem

Subsequente

Noturno

2 anos

40

Técnico em Agropecuária

Integrado

Integral (Diurno)

3 anos 

35

Técnico em Administração

Integrado

Integral (Diurno)

3 anos 

35

Técnico em Informática

Integrado

Integral (Diurno)

3 anos 

35

Técnico em Zootecnia

Integrado

Integral (Diurno)

3 anos 

35

Araçuaí

Técnico em Enfermagem

Subsequente

Noturno

2 anos

35

Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

Concomitante/Subsequente

Noturno

1,5 ano

40

Técnico em Agrimensura

Integrado

Integral (Diurno)

3 anos 

35

Técnico em Agroecologia

Integrado

Integral (Diurno)

3 anos 

35

Técnico em Meio Ambiente

Integrado

Integral (Diurno)

3 anos 

35

Técnico em Informática

Integrado

Integral (Diurno)

3 anos 

35

Arinos

Técnico em Agropecuária

Integrado

Integral (Diurno)

3 anos 

70

Técnico em Informática

Integrado

Integral (Diurno)

3 anos 

70

Técnico em Meio Ambiente

Integrado

Integral (Diurno)

3 anos 

35

Diamantina

Técnico em Biotecnologia*(EAD)

Concomitante/Subsequente

Noturno (EAD)

2 anos

80

Técnico em Teatro

Integrado

Integral (Diurno)

3 anos 

35

Técnico em Informática

Integrado

Integral (Diurno)

3 anos 

35

Técnico em Meio Ambiente

Integrado

Integral (Diurno)

3 anos 

35

Avançado Janaúba

Técnico em Informática para Internet

Integrado

Integral (Diurno)

3 anos 

35

Técnico em Vigilância em Saúde

Integrado

Integral (Diurno)

3 anos 

35

Januária

Técnico em Enfermagem

Subsequente

Noturno

2 anos

35

Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

Concomitante/Subsequente

Noturno

1,5 ano 

25

Técnico em Agropecuária

Integrado

Integral (Diurno)

3 anos 

90

Técnico em Informática para Internet

Integrado

Integral (Diurno)

3 anos 

60

Técnico em Meio Ambiente

Integrado

Integral (Diurno)

3 anos 

70

Montes Claros

Técnico em Eletrotécnica

Concomitante/Subsequente

Noturno

2 anos

40

Técnico em Informática para Internet

Concomitante/Subsequente

Noturno

2 anos

40

Técnico em Segurança do Trabalho

Concomitante/Subsequente

Noturno

2 anos

40

Técnico em Edificações

Integrado

Integral (Diurno)

3 anos

35

Técnico em Informática

Integrado

Integral (Diurno)

3 anos

35

Técnico em Química

Integrado

Integral (Diurno)

3 anos

35

Pirapora

Técnico em Edificações

Concomitante/Subsequente

Noturno

2 anos

40

Técnico em Informática

Concomitante/Subsequente

Vespertino

1,5 ano

40

Técnico em Sistemas de Energia Renovável

Integrado

Integral (Diurno)

3 anos

32

Técnico em Edificações

Integrado

Integral (Diurno)

3 anos

32

Técnico em Informática

Integrado

Integral (Diurno)

3 anos

32

Técnico em Vendas

Integrado

Integral (Diurno)

3 anos

32

Avançado Porteirinha

Técnico em Eletrotécnica

Integrado

Integral (Diurno)

3 anos

40

Técnico em Informática para Internet

Integrado

Integral (Diurno)

3 anos

36

Salinas

Técnico em Agroindústria

Integrado

Integral (Diurno)

3 anos

70

Técnico em Agropecuária

Integrado

Integral (Diurno)

3 anos

70

Técnico em Informática

Integrado

Integral (Diurno)

3 anos

70

Teófilo Otoni

Técnico em Informática

Integrado

Integral (Diurno)

3 anos

40

Técnico em Agropecuária

Integrado

Integral (Diurno)

3 anos

40

Técnico em Gestão Empreendedora

Integrado

Integral (Diurno)

3 anos

40

CEAD/IFNMG

Técnico em Informática para Internet

Concomitante/Subsequente (EAD)

 -

2 anos

120

Serviços Jurídicos

Concomitante/Subsequente (EAD)

 -

2 anos

120

Fim do conteúdo da página