Portal IFNMG - NAPNE Campus Montes Claros promove evento: “ Roda de conversa: conscientização sobre o Autismo” Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 07 de Julho de 2021, 15h00 | Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2023, 13h16

O NAPNE do IFNMG Campus Montes Claros promoveu no dia 18 de junho de 2021, dia do Orgulho Autista, o evento: “Roda de conversa: conscientização sobre o Autismo”. A proposta principal do evento previa a sensibilização da comunidade escolar a respeito do Transtorno do Espectro Autista - TEA. O momento se deu por meio de plataforma de videoconferência e contou com a participação de estudantes autistas, seus familiares, professores, servidores técnicos administrativos e servidores de outros campi membros de NAPNEs.

O evento iniciou com a fala do coordenador do NAPNE, professor Igor Freitas, sobre o significado do dia do Orgulho Autista, caracterização e dados importantes sobre o TEA e a importância da discussão da temática no IFNMG.

A dinâmica do evento se deu inicialmente por meio de relatos de estudantes do campus e seus familiares que trouxeram ao público experiências vivenciadas na trajetória do autismo de vida pessoal, seus desafios, descobertas e êxitos, sobretudo relacionados à vida escolar dos estudantes com TEA.

Nos relatos foi reforçado sobre a importância do olhar sensível da comunidade escolar para lidar com questões particulares de cada estudante, principalmente pela singularidade que cada autista pode apresentar.

A importância do espaço para fala dado à família, bem como a busca ativa da Instituição feita junto à família foram ressaltados entre os familiares participantes do evento, que refletiram sobre essa não ser uma realidade em parte das instituições de ensino pelas quais muitos deles frequentaram.

No segundo momento do evento, houve relatos de professores que discorreram sobre a trajetória profissional na condução de cursos com estudantes autistas, destacando sempre a importância da roda de conversa como momento ímpar de escuta e conhecimento de realidades diversas, que enriquecem e dão novo olhar para práticas pedagógicas cada vez mais inclusivas.

O NAPNE Campus Montes Claros, após evento realizado, avalia que o “ Roda de conversa: conscientização sobre o Autismo” conseguiu promover um espaço de acolhimento, conscientização e aprendizado com as diferenças, contribuindo assim para uma instituição cada vez mais inclusiva.