Portal IFNMG - Professora do IFNMG leva resultado de pesquisa sobre João Cabral de Melo Neto a programa de literatura da TV Justiça Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Professora do IFNMG leva resultado de pesquisa sobre João Cabral de Melo Neto a programa de literatura da TV Justiça

Publicado: Quarta, 17 de Junho de 2020, 08h28 | Última atualização em Quarta, 17 de Junho de 2020, 09h51
imagem sem descrição.

Está disponível no Youtube a edição do Iluminuras, programa da TV Justiça sobre o universo literário, comemorativa do centenário do poeta brasileiro João Cabral de Melo Neto, com participação da professora do IFNMG-Campus Montes Claros Edneia Rodrigues Ribeiro. Recentemente, Edneia foi destaque na mídia nacional por ter descoberto textos inéditos do poeta.

O “poeta engenheiro”, como é conhecido, fez parte da terceira geração modernista no Brasil e faleceu em 1999, aos 79 anos. De sua obra, destacam-se clássicos como “Morte e vida Severina” e “Cão sem Plumas”.

Os textos inéditos foram encontrados por Edneia, que é doutora em Letras/ Estudos Literários, durante pesquisas realizadas no Arquivo-Museu de Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. Há cerca de 40 poemas e um texto de 30 laudas datilografadas, em que o pernambucano discute o panorama da literatura brasileira em 1954.

Com a descoberta, a pesquisadora foi convidada a fazer parte do projeto de reedição das obras completas do autor. Serão dois livros, um de poesia; outro de prosa. Ambos já estavam sendo organizados por Antonio Carlos Secchin e Sérgio Martagão Gesteira e serão publicados pela Alfaguara, do grupo Companhia das Letras, como parte das comemorações pelo centenário do autor.

Para saber mais sobre a descoberta da professora Edneia e suas pesquisas sobre a obra de João Cabral de Melo Neto, confira o programa Iluminuras no Youtube.


Leia também a entrevista concedida pela professora Edneia Ribeiro ao portal do IFNMG, em janeiro de 2020

Fim do conteúdo da página