Portal IFNMG - Relatório da CPA já está disponível para consulta; resultados serão analisados pela gestão Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 09 de Abril de 2019, 16h33 | Última atualização em Quarta, 10 de Abril de 2019, 08h37

O relatório da Comissão Própria de Avaliação (CPA), referente ao ano de 2018, e que apresenta os resultados da autoavaliação dos campi Araçuaí, Almenara, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora e Salinas do IFNMG, já está disponível para consulta no Portal do Instituto. O documento é considerado uma ferramenta primordial para a gestão, pois apresenta problemas, deficiências, críticas e sugestões apontadas por estudantes e servidores do Instituto.

A professora Juliana Silva Ramires, coordenadora da Comissão Própria de Avaliação do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, explica que o relatório de autoavaliação institucional do IFNMG segue as orientações do Ministério da Educação (MEC) para organização, sendo dividido em cinco eixos, sendo eles: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura Física.

Para a coordenadora, o questionário da CPA torna-se um espaço propício para o questionamento, a reflexão e a ressignificação das ações e dos processos institucionais. “O relatório de autoavaliação serve como ‘termômetro’ para a instituição refletir sobre a missão institucional, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e as ações desenvolvidas na instituição. O relatório busca criar a cultura de projeção e antecipação de ações estratégicas, utilizando-se do planejamento, da gestão e da avaliação”, defende a professora.

Os desafios continuam

Apesar da importância da CPA e dos relatórios, a coordenadora lamenta que nem todos os servidores e estudantes tenham a consciência de participar com responsabilidade da pesquisa institucional. “Um dos principais desafios da CPA é a conscientização da comunidade acadêmica do IFNMG acerca da importância da autoavaliação institucional, também falta a sensibilidade dos atores inseridos no processo de buscar utilizar os resultados da autoavaliação como base para melhorar as realidades acadêmico-pedagógicas e acadêmico-administrativas, traçando propostas de trabalhos com foco na elevação da qualidade do ensino público”, afirma.

O diretor executivo e reitor substituto, André Luís Rabelo Cardoso, informa que já está a par dos resultados apresentados no relatório da CPA e que as decisões a serem tomadas neste ano de 2019 serão antes refletidas tendo como base as informações que constam no relatório. “Temos a consciência de que o relatório serve a uma cultura de projeção e de antecipação de ações estratégicas e sabemos que os resultados da CPA são uma fotografia do IFNMG. Precisamos, de fato, estar atentos a todos os detalhes desse cenário, a fim de que possamos continuar desenvolvendo nosso trabalho sem deixar de levar em consideração o que já foi apresentado no relatório referente ao ano passado”, destaca o reitor substituto.

Para facilitar a leitura, neste ano, o relatório de autoavaliação institucional está mais conciso e com mais imagens de infográficos. Outra mudança foi a disponibilização dos dados gerais do IFNMG, e não uma análise individual de cada campus participante do processo. “A exposição dos resultados através de gráficos e com textos mais resumidos facilitam a dinâmica da comunidade do IFNMG em entender de forma clara os resultados extraídos da autoavaliação institucional do IFNMG”, justifica Juliana Ramires.

Clique aqui para acessar o Relatório da CPA – 2018.

Clique aqui para acessar o Relatório da sCPA - 2018 de cada campus.