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Publicado: Quinta, 28 de Fevereiro de 2019, 14h57 | Última atualização em Quinta, 28 de Março de 2019, 11h37

Projeto Redirecionamento de Resíduos Sólidos – Um reolhar sob o nosso lixo
Por Pedro Henrique de Oliveira Gomes
Coordenador do Projeto “Redirecionamento de Resíduos Sólidos do IFNMG – Campus Montes Claros”

 

280219 lixo1Entre os meses de julho de 2018 e fevereiro de 2019, o IFNMG – Campus Montes Claros executou o Projeto intitulado “Redirecionamento de Resíduos Sólidos do IFNMG – Campus Montes”. O projeto teve como objetivo principal propor ações para promover melhor gestão dos resíduos sólidos, em principal os recicláveis, gerados pelo Campus. Este foi desenvolvido sob Coordenação do Prof. Pedro Henrique de Oliveira Gomes, as discentes bolsistas Thalia Rafaella Ribeiro de Oliveira e Débora Marco de Castro, além dos discentes voluntários Brendon Lee Rodrigues dos Santos e Guilherme Fonseca Silva, todos acadêmicos da Engenharia Química. O projeto contou com a parceria, também, do ICEQ Jr – Inovação e Consultoria em Engenharia Química do IFNMG – Campus Montes Claros.

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A equipe buscou, nesta primeira versão, refletir, discutir e propor ações de conscientização da comunidade sobre a temática proposta. Assim, foram construídas cartilhas para distribuição e um Projeto de Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Tratamento de Resíduos Sólidos, o qual pretende-se que seja ofertado em 2019, com o intuito de contribuir para a qualificação, conscientização e disseminação de conceitos fundamentais referentes à temática apresentada, abordando, por exemplo, a importância de se realizar a coleta seletiva.Os diversos livros não utilizados e recebido por doação, foram destinados ao projeto de Biblioteca de Bairro, coordenado por Marcelo Dangelo Sousa Mendes, e ao Professor Gustavo Henrique Cepolini Ferreira (UNIMONTES) que repassou às Coordenações dos Cursos de Licenciatura em Geografia, Filosofia, Artes Visuais, Letras e História para utilização no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Docente (PIBID), Programa de Residência Pedagógica vinculado à CAPES e nas disciplinas de Estágio Supervisionado, todos desenvolvidos pela Universidade Estadual de Montes Claros.

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A sensibilização e conscientização da importância de projetos desta temática atingiu o ponto máximo quando a equipe participou do Fórum Internacional de Gestão de Resíduos Sólidos e contribuiu para o lançamento do Fórum Municipal Lixo e Cidadania de Montes Claros, no qual ocupamos, também, uma posição junto a Coordenadoria Executiva Temporária. Estes foram essenciais na percepção e compreensão da importância dos Catadores de Recicláveis em nossa sociedade.

No entanto, a ação que apresentou maior impacto foi a promoção da I Gincana Ecológica do IFNMG – Campus Montes Claros, que contou com a participação de 2 turmas do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, 1 turma do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, 3 turmas do Curso de Bacharelado em Engenharia Química e 1 turma do Curso Bacharelado em Engenharia Elétrica, mobilizando cerca de 245 discentes.

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Por fim, o projeto finalizou as ações do ano 2018-2019 promovendo o I Dia de Consciência Ambiental do IFNMG – Campus Montes Claros, em que foram realizadas palestras e oficinas de discussões e reflexões sobre a temática do projeto.A I Gincana Ecológica do IFNMG – Campus Montes Claros conseguiu, a partir do envolvimento e empenho das equipes discentes participantes, destinar 191,0 Kg de plásticos, 176,35 Kg de pilhas e baterias, 198,0 Kg de lâmpadas e 2.009,73 Kg em papeis e papelões de formas adequadas. Ou seja, foram aproximadamente 2,5 toneladas de resíduos institucionais e urbanos desviados para destinações adequadas e que agora não oferecerão riscos ambientais a nossa cidade.

É essencial que a sociedade ser perceba como responsável pelos resíduos que gera, interiorizando e tornando atos sustentáveis comuns e naturais a suas condições vitais. Para isso, cabe a nós, instituições de ensino, assumir, também, a responsabilidade de nossos resíduos e de contribuir para tais mudanças sociais a partir de ações de conscientizações, sejam através de eventos, cursos ou publicações.

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