Portal IFNMG - Experimento de Eratóstenes no Campus Montes Claros Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Experimento de Eratóstenes no Campus Montes Claros

Publicado: Segunda, 21 de Janeiro de 2019, 16h57 | Última atualização em Terça, 22 de Janeiro de 2019, 09h49

210119 terra1

No começo da tarde de hoje, Vinícius Marangon, acadêmico de Física da UFMG e editor do canal Cura Quântica, realizou no Campus Montes Claros o clássico Experimento de Eratóstenes, que mede a circunferência da Terra através de instrumentação simples.

Vinícius veio a Montes Claros e deixou colegas em Belo Horizonte para realizar o experimento, que consiste em tomar como referência um local iluminado com Sol a pino (Belo Horizonte, na data de 21 de janeiro de 2019), e outro ponto longitudinalmente alinhado com o primeiro (Montes Claros), medindo o comprimento da sombra de um mastro no solo. Através dessa medida pode-se estabelecer com certa precisão a circunferência planetária.

O experimento foi realizado pela primeira vez três séculos antes de Cristo por Eratóstenes em Alexandria, no Egito, usando como referência o Sol a pino na cidade de Assuã, ao sul do país.

Hoje, o experimento foi realizado precisamente às 13:07, quando foi feita a aferição do comprimento da sombra. Logo depois Vinicius falou sobre o experimento no auditório do Campus.

Para ver o álbum completo, clique aqui.

210119 terra2

210119 terra3

Fim do conteúdo da página