Portal IFNMG - Servidores efetivos dos 11 campi do IFNMG e da Reitoria deverão fazer exames médicos periódicos Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 16 de Outubro de 2018, 17h22 | Última atualização em Terça, 16 de Outubro de 2018, 17h32

O IFNMG estabeleceu um cronograma que começa neste mês de outubro até outubro de 2019 para que os servidores efetivos de todos os campi e da Reitoria realizem os exames médicos conforme determina o artigo 206-A da Lei 8112/90, o Decreto 6.858/2009 e a Portaria Normativa SRH n° 04/2019. A Coordenação de Assistência à Saúde e Qualidade de Vida do Servidor (CASQV), que funciona na Reitoria em Montes Claros, será responsável pela gestão do programa de realização dos Exames Médicos Periódicos, cujo objetivo é detecção precoce, ou mesmo, a prevenção das doenças e acidentes relacionados ao trabalho, além de contribuir para a promoção da saúde dos servidores do Instituto.

De acordo com o coordenador da CASQV, Rodrigo Martins, os Exames Médicos Periódicos são uma conquista dos servidores. “Somos a primeira Instituição pública federal da região a ofertar esse programa. É uma oportunidade para nossos servidores fazerem um check-up”, afirmou o servidor. Rodrigo ainda destaca que a CASQV vai trabalhar em parceria com os campi no processo de sensibilização dos servidores.

A médica do Campus Pirapora, Fernanda Miranda Morais, defende a importância desses exames, principalmente porque o servidor está exposto diariamente a fatores de risco, no ambiente de trabalho ou não, que podem provocar doenças em muitos casos assintomáticas. “A realização dos exames periódicos é fundamental para avaliação do estado de saúde atual do servidor e viabiliza a detecção precoce de doenças. Além disso, os exames são subsídios para o desenvolvimento de ações de promoção à saúde, à prevenção de agravos e à vigilância no ambiente de trabalho”, analisa a servidora.

Segundo dados da Diretoria de Gestão de Pessoas do IFNMG, só neste ano 192 servidores se afastaram das suas atividades laborais, totalizando um total de 5.467 dias de ausências por motivo de saúde. Para Rodrigo, esse número pode ser reduzido, principalmente tendo como foco a promoção da saúde do servidor.

Execução dos exames

A realização dos exames atende ao que o IFNMG estipulou como meta no PDI 2014-2018, entretanto apenas neste ano o Instituto conseguiu contratar empresa especializada para execução dos serviços. “Desde 2014 tentamos licitar empresa especializada para executar os EMP, porém todas deram deserto, ou seja, não apareceu empresa interessada na oferta. Neste ano contratamos, por meio de licitação, a Preven Med”, informa Rodrigo Martins.

Os exames são compostos por avaliação clínica e exames laboratoriais e de imagem, isso porque é através do Exame Médico Periódico que será possível identificar eventuais patologias e riscos em potencial, além de estilos de vida que venham a interferir diretamente na qualidade de vida do servidor, tais como: hipertensão arterial, diabetes, obesidade, alterações na taxa de colesterol e triglicérides e infecções urinárias.

Conforme cronograma, os servidores da Reitoria e do Campus Montes Claros já receberam a convocação por e-mail institucional. O processo de realização dos exames deles seguirá até o dia 30/11/2018. Os demais servidores serão convocados em etapas, de acordo com critérios estabelecidos pela Coordenação de Assistência à Saúde do Servidor. No momento da convocação, o Servidor receberá um e-mail que será enviado automaticamente pelo sistema para o endereço cadastrado no SIAPE. Será também enviado uma mensagem para o e-mail institucional.

Para confirmação ou recusa da participação e recebimento dos encaminhamentos necessários à realização dos exames laboratoriais e clínicos, o servidor que já recebeu a convocação deve acessar o quanto antes o SIGEPE no endereço: https://sso.gestaodeacesso.planejamento.gov.br/cassso/login ou comparecer à CASQV, se servidor da Reitoria, ou na sua Unidade de Gestão de Pessoas, se servidor do Campus. Os exames são todos gratuitos.

Esclarecimentos adicionais poderão ser efetuados pelo telefone (38) 3201-3080 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Veja o cronograma:

Reitoria: outubro/2018 a novembro/2018