Portal IFNMG - NAPNE realiza I Chá com Libras para marcar o Mês dos Surdos em setembro Ir direto para menu de acessibilidade.

NAPNE realiza I Chá com Libras para marcar o Mês dos Surdos em setembro

Publicado: Quinta, 04 de Outubro de 2018, 21h52 | Última atualização em Segunda, 27 de Janeiro de 2020, 09h02

041018 napneset1

O NAPNE e os alunos dos cursos de Libras, ofertado pelo Campus Montes Claros, em comemoração ao Dia Nacional dos Surdos, organizaram o I Chá com Libras, com o objetivo de unir e promover a interação de surdos e ouvintes em um momento de entretenimento e descontração.
O evento foi organizado pelo pelo professor e intérprete Mailson Matos Marques.

O mês de setembro foi marcado por diversos eventos da comunidade surda. Eles foram voltados para a conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas ao longo dos anos. É comum encontrar vários espetáculos culturais acessíveis sobre a surdez nessa época do ano, além de congressos sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e homenagens. Há também um reforço da luta por mais escolas bilíngues, nas quais alunos surdos e ouvintes possam aprender e crescer juntos.

Por conta de tudo isso, setembro é considerado o mês dos surdos e é conhecido pela comunidade como Setembro Azul. A razão do azul ser a cor-símbolo tem raiz em um passado triste, mas serve como força propulsora para mudanças!

Vamos conhecer um pouco mais sobre essa história?

Por que Setembro?

A escolha do mês de setembro para este movimento não foi feita por acaso. O mês tem datas importantes para a comunidade surda, sejam elas lembranças das perdas do passado ou celebrações das conquistas:

• 6/09 e 11/09: lembram o Congresso de Milão de 1880, no qual foi proibido o uso das Línguas de Sinais na educação dos surdos. Esse marco fez com que os surdos tivessem que se adaptar às línguas orais até que as línguas de sinais fossem novamente aceitas.
  • 10/09: Dia Mundial das Línguas de Sinais. No Brasil, a data estimula a discussão da falta de acessibilidade em Libras tanto nos ambientes físicos quanto nos ambientes virtuais.
  • 26/09: Dia Nacional do Surdo. O dia foi escolhido por ser a data de fundação do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), a primeira escola para surdos do Brasil.
  • 30/09: celebra o Dia do Tradutor, no qual são feitas várias homenagens aos Intérpretes de Libras.

041018 napneset2

041018 napneset3