Portal IFNMG - Informes importantes do NAPNE do IFNMG - Campus Januária Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Segunda, 28 de Dezembro de 2020, 15h48 | Última atualização em Segunda, 28 de Dezembro de 2020, 15h48

Informes importantes do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFNMG Campus Januária

No último dia 21/12/2020, após consulta aos membros do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), a Pedagoga Marlenice Guedes Rocha, em decorrência de afastamento para estudos de pós-graduação stricto senso, repassou a presidência do referido núcleo ao professor Idemar Magalhães dos Passos, que era vice-presidente, desde julho/2020. A atual vice-presidência passa a estar na atuação da professora Sônia Sousa Almeida Rodrigues.

O IFNMG - Campus Januária, atualmente conta com 22 discentes matriculados que se declaram com alguma necessidade específica. O  NAPNE do IFNMG  é estratégico nas questões de inclusão educacional de discentes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas-habilidades e super-dotação. Ainda, pode atender demandas relacionadas ao bom acolhimento dos servidores.Os participantes são regidos por portaria e não são gratificados, exclusivamente, para isso.

Marlenice, que esteve por três anos no NAPNE, informou que na recomposição do núcleo, foi autorizado pela direção-geral, a formação de uma comissão “de professores mediadores”. Agora, além da equipe básica, composta pelo presidente, vice, psicólogo, pedagogo, assistente social, enfermeiro e dois docentes, a comissão “de professores mediadores” foi estabelecida para auxiliar na comunicação e desenvolvimento de ações inclusivas entre os discentes e o NAPNE. Incluir possibilita a auto-estima, elevar a escolarização, a participação social, a mudança de realidades e, consequentemente, a realização de sonhos.

Vale lembrar que já estiveram na coordenação do Núcleo, a professora Luciene Veloso e o bibliotecário Carlos Cezar.

NAPNE 1 NAPNE 2

NAPNE 3 NAPNE 4

Dentre outras ações desenvolvidas em prol da inclusão educacional, destaca-se o evento “Semana de Experiências do NAPNE (SENAPNE)” que acontece no campus e o Seminário de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva (SEPTI) que é itinerante, a cada ano em um dos campi, no entanto, começou a acontecer no NAPNE Januária. Cada membro do NAPNE pode desenvolver ou participar dos projetos e ações para o melhor acolhimento de todos na Instituição.