Portal IFNMG - Arduino Day movimenta sábado no IFNMG – Campus Januária Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 20 de Março de 2019, 14h44 | Última atualização em Quinta, 21 de Março de 2019, 15h57

capa.jpg

Motivados pela professora Suzana Mota, os alunos dos cursos de informática realizaram no sábado 16/03/2019, o primeiro Arduino Day do IFNMG - Campus Januária. O Arduino Day é um evento internacional e anual que acontece simultaneamente em diversas cidades do mundo inteiro. É uma celebração de aniversário da plataforma Arduino, organizada diretamente pela comunidade e seus fundadores. É considerada a maior feira colaborativa de robótica do mundo. Além disso, reúne pessoas para compartilharem suas experiências, projetos e para aprenderem mais sobre a plataforma Arduino.

O evento contou com a colaboração do Laboratório de Elétrica Eletrônica e Computação (E2C), que detém um grupo de pesquisa homônimo na instituição, ambos sob coordenação do professor Felipe Mota. Ainda fizeram parte da equipe de organização, os professores Paulo Veloso e Antonio Fabio, este respaldando o apoio da Diretoria de Pesquisa e Inovação.

O evento, totalmente gratuito, contou com a participação de cerca de 180 pessoas, oriundas dos mais diversos cursos do IFNMG – Campus Januária e outras instituições de ensino, que puderam acompanhar palestras, exposições, minicursos e workshops sobre os mais variados temas que envolvem o “mundo Arduino”.

fotoestudantes.jpg

A programação teve início às 8 horas da manhã, com uma palestra realizada pelo professor Felipe Mota, o qual fez uma abordagem sobre o movimento Maker (Faça você mesmo) e a influência que o movimento tem demandado sobre a sociedade atual, além de motivar o público presente a colocar suas ideias em prática: sair da imaginação e ir pra ação!

Após a palestra, iniciou-se a exposição dos trabalhos desenvolvidos por alunos do IFNMG – Campus Januária e outras instituições de ensino. Esses trabalhos foram elaborados através da placa Arduino ou com outras placas de prototipagem. No total, foram apresentados 8 trabalhos, os quais foram avaliados pelos professores presentes, sendo os melhores, premiados ao fim do evento.

A finalização do evento contou com a realização de 3 minicursos, ministrados pelos alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e por 1 Workshop, intitulado “O mundo 4.0”, este último, ministrado pela professora Suzana Mota.

É importante ressaltar o apoio de todos os setores do IFNMG – Campus Januária, que não pouparam esforços em colaborar para realização do referido evento que, por sua vez, foi muito rico em conteúdo. A equipe organizadora ficou feliz com o resultado e já promete a realização da edição de 2020 do Arduino Day.

foto felipe.jpg

foto00000003.jpg