Portal IFNMG - Acadêmicos do IFNMG-Campus Januária desenvolvem software para resolução de problemas apontados na instituição Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 19 de Fevereiro de 2019, 09h33 | Última atualização em Terça, 19 de Fevereiro de 2019, 14h02

Três acadêmicos do curso de Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas (TADS), sob a orientação da orientadora, professora Cleiane Gonçalves Oliveira, defenderam, no mês de Janeiro, seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). As propostas tiveram como principal objetivo, o desenvolvimento de soluções, voltadas para a resolução de problemas, encontrados no âmbito do IFNMG - Campus Januária.

Tads.png

Banca de defesa do trabalho, composta pelo professor Gustavo Linhares, Giuliano Alkmim e Raína Pleis (responsável pela coordenadoria de projetos de extensão atualmente). Ao lado, a acadêmica Janielly e a professora orientadora, Cleiane.

O primeiro trabalho, desenvolvido pela aluna Janielly Araújo Lopes, resultou na criação de um Sistema de Informação para Gerenciamento de Projetos de Extensão (SIGPEX). O sistema foi desenvolvido para que os cadastros dos projetos de extensão sejam realizados de forma digital pelos servidores, com acesso imediato aos dados, permissão para modificações e acompanhamento durante a sua execução. O sistema permite, ainda, que discentes e servidores envolvidos, em algum projeto de extensão, consigam emitir declarações de participação, evitando, assim, que o setor fique sobrecarregado com essas atividades.

O segundo trabalho, desenvolvido pelo aluno, Jean Carlos Dias da Silva, foi voltado para a criação de um Sistema Informatizado para Tramitação de Documento ( SITRAD). O Sistema propõe uma solução informatizada para a tramitação dos documentos do Departamento do Ensino Superior. A proposta é que os discentes façam o preenchimento de requerimentos de forma digital, entregando, apenas um relatório impresso e assinado na secretaria do ensino superior e a partir daí, todo o trâmite seguinte será digital. No momento em que a secretaria protocolar o documento, ela o direcionará para o servidor responsável pela sua solução. Rapidamente, a direção do ensino superior e coordenadores de curso terão acesso às solicitações dos discentes e conseguirão responder, de imediato. O sistema permitirá também, a configuração e alteração de vários tipos de requerimentos, sendo adaptável a futuras alterações do regulamento do ensino superior.

Tads1.png

Banca de defesa do trabalho, composta pelo  prof. Paulo Veloso, o acadêmico Jean, a professora orientadora Cleiane, e o prof. Adriano Antunes.

O terceiro trabalho foi desenvolvido pelo acadêmico, Guilherme Luis Viana Alves, com a criação do Sistema de Gerenciamento de Auxílios Estudantis (SIGAE) que por sua vez, propõe a informatização do gerenciamento dos auxílios estudantis do campus. Com esse software, a inscrição no processo seletivo de concessão de auxílios será feita de forma online, permitindo que o setor responsável tenha acesso a todos os dados, com rapidez e eficiêcia. Após a inscrição dos discentes, o sistema permitirá todo o gerenciamento do processo seletivo, incluindo cálculo do nível de vulnerabilidade de cada aluno, registro da análise documental (com interface específica para a comissão avaliadora), registro das entrevistas realizadas e geração do resultado preliminar e final. Com o uso desse sistema, espera-se diminuir o tempo do processo em torno de 20 dias, permitindo com que os estudantes recebam o auxílio, o mais cedo possível. Além disso, o sistema permitirá o gerenciamento, mês a mês, dos auxílios que devem ser concedidos, cancelamentos de auxílios quando necessário e relatórios úteis para o setor responsável.

Tades 2.png

Banca de defesa do trabalho, composta pelo  prof. Paulo Veloso, a assistente social Aline Caciquinho, o aluno Guilherme Luis, a orientadora Cleiane e o prof. Raphael Hoed.

A professora Cleiane ressalta que os trabalhos realizados permitiram aos acadêmicos, experimentar o desenvolvimento de um software em um cenário real e com usuários reais. Essa experiência permitiu, também, a aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o curso e ainda que os estudantes fossem mais bem preparados para o mercado de trabalho. Além disso, as propostas proporcionaram a criação de soluções para problemas reais da instituição, oferecendo ferramentas que podem auxiliar no aumento da eficiência dos serviços prestados pelo IFNMG - Campus Januária.