Portal IFNMG - II Mostra de Produção Científica das Licenciaturas do IFNMG-Campus Januária mobilizou a comunidade acadêmica na última terça-feira Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 20 de Maio de 2016, 09h31 | Última atualização em Sexta, 20 de Maio de 2016, 10h52

II mostra

Foi realizada no dia 17 de maio, a II Mostra de Produção Científica das Licenciaturas do IFNMG no Campus Januária, coordenada pela professora Joelma de Fátima Mendes Bandeira e organizada pelos acadêmicos dos cursos de Licenciaturas em Matemática, Física e Ciências Biológicas. O evento teve como objetivo incentivar a pesquisa nos cursos de licenciaturas, por meio da apresentação dos trabalhos científicos, desenvolvidos na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC),  além de proporcionar momentos favoráveis à discussão em torno dessa temática, considerando a sua relevância na formação dos professores do século XXI.

palestra

A Mostra contou com uma programação dinâmica, com foco na produção científica dos acadêmicos das licenciaturas, iniciando-se às 8 horas, com a apresentação musical dos alunos Jan Cândido (Licenciatura em Matemática) e Mariane Brandão (licenciatura em Ciências Biológicas). A seguir, a palestra intitulada: “A pesquisa nos cursos de Licenciaturas” foi ministrada pelo Professor Dr. Cláudio Pinto Nunes, da Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB), o qual pronunciou sobre o incentivo à pesquisa, enfatizando o ‘Senso Científico/ Senso Pesquisador’ do professor e seu papel como cientista da educação, além de instigar os participantes a serem produtores do conhecimento, e não apenas consumidores. Após a palestra, procedeu-se a sessão de comunicação oral das monografias nas áreas de Ciências Biológicas, Física e Matemática.

aprsentação oral
A programação continuou durante a tarde, momento em que o retorno dos participantes foi embalado pela boa musica e logo após a apresentação musical, a Professora Dra. Francely Aparecida dos Santos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) ministrou a palestra sobre ‘A Ética na Pesquisa Educacional’. Ela enfatizou os cuidados que o acadêmico deve ter ao redigir um trabalho cientifico, atentando principalmente para o perigo do plágio, e também para a importância da ética pessoal na realização da pesquisa.

palestra professa

A última parte do evento foi bastante movimentada com a exposição dos projetos de pesquisa dos acadêmicos do 6º período por meio de pôsteres. Na oportunidade, os acadêmicos puderam expor os seus temas, discutir o assunto, ouvir sugestões, enfim interagir com os participantes, além de proporcionar aos que ainda não iniciaram na pesquisa, uma reflexão e um despertar para a importância da investigação científica na sua formação, sugerindo as palavras do saudoso Paulo Freire(2002 ): “Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses quefazeres se encontram um no corpo do outro(...)”.

apresentação de posters

Importante ressaltar que a inscrição para o evento, submeteu-se a 1 kg de alimento não perecível (e/ou kits de higiene pessoal e/ou fraldas geriátricas ) que serão doados aos asilos de Januária.

Confira mais fotos!

Texto e Foto: Com a colaboração da Acadêmica Izabella Grégory