Portal IFNMG - Campanha contra o mosquito Aedes Aegypti, no IFNMG-Campus Januária, é intensificada em sábado letivo Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 20 de Abril de 2016, 11h07 | Última atualização em Quarta, 20 de Abril de 2016, 16h03

foto capa

No último sábado, dia 16,  alunos e professores dos cursos técnicos integrados do Campus Januária demonstraram comprometimento e criatividade para lidar com a realidade que os rodeiam, principalmente, no zelo com a saúde e o bem estar da nossa comunidade, na realização de mais um sábado letivo. O evento foi efetivado com muito dinamismo e seriedade na elaboração da  programação, cujo tema propôs uma reflexão, por meio de atividades lúdicas, e por que não dizer práticas, no combate ao mosquito Aedes Aegypti, que transmite as doenças Zica, Chikungunya e Dengue, momento em que os organizadores promoveram uma gincana,  favorecendo o desenvolvimento de ações de combate ao mosquito, de forma a permitir que  os alunos  assimilassem, por meio de brincadeiras, medidas para eliminar os focos do Aedes, na sua casa, escola, cidade, enfim, no meio em que vivem.

A gincana foi realizado no Ginásio Poliesportivo da Instituição e teve como objetivo principal, estimular o espírito de coletividade entre os discentes, aguçar a criatividade, reforçar a prática dos conhecimentos intelectuais e morais, bem como propor um momento de integração, recreação e diversão entre os participantes, sendo conduzida pelo professor Emanoelito Fernandes, atual coordenador do Departamento do Ensino Técnico de Nível Médio, em substituição à professora Iza Manuella que, atualmente, se encontra na Finlândia, em programa de capacitação.

Para uma melhor organização das tarefas da gincana, foi elaborado previamente, um regulamento, pela Comissão Organizadora, composta por professores dos cursos técnicos integrados. No total foram formadas 5 equipes, que se submeteram a várias atividades e pontuações descritas no referido regulamento, entre as quais incluíam o Recolhimento de materiais recicláveis, Grito de guerra, Paródia musical e afins.

fotogincana
Para o aluno, Alan Jordano, do curso Técnico em Agropecuária, a discussão desse tema é de suma importância, "é sempre bom refrescar a memória para conscientizar a sociedade, nós alunos, jovens precisamos disso". Ainda, segundo Alan, a realização de sábados temáticos é muito bom para distrair e descontrair , sair do dia a dia cheio de trabalhos e provas.

Já para a aluna Aurea Viana, do curso Técnico em Meio Ambiente, a expectativa foi de uma manhã bem educativa. "É sempre  bom ter algo a mais para promover a conscientização não só dos jovens, mas também de todos que estão participando do evento".

O professor de biologia, Wilson Montalvão, bem define a importância do evento e do tema: "é muito pertinente esse assunto, como é uma doença que não tem periodicidade, ela está presente no nosso dia a dia, o tempo todo, é importante discutirmos sempre que possível esses temas de maneira mais lúdica e interativa, promovendo a conscientização e o repasse para os próximos, os vizinhos, os amigos", esclareceu, o professor.

gincana

Para além da equipe vencedora, a vitória foi de todos pois, o conhecimento adquirido, certamente, será vivenciado e disseminado em cada ambiente dos participantes.