Portal IFNMG - Programa de Mobilidade Acadêmica possibilita a jovem estudante do IFNMG - Campus Januária vivência no exterior Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 06 de Abril de 2016, 17h16 | Última atualização em Sexta, 08 de Abril de 2016, 08h48

jarbas

Após uma temporada de, aproximadamente, 6 meses no exterior, o acadêmico do 9º período, do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, Jarbas Mendes Andrade, retornou, recentemente, da região Nord et Pas de Calais, na cidade de Arrás, na França, em cujo local permaneceu para realização de estágio acadêmico na área agrícola, no Lycée Agricole Radinghem, cuja experiência foi fruto do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional, acordado por intermédio do Ministério da Agricultura e Florestas da França e o IFNMG.

Jarbas desembarcou na França em outubro de 2015, com intuito de participar, inicialmente, das atividades do Fórum Franco-brasileiro de Ciência e Sociedade, realizado entre os dias 18 e 23 do referido mês, que teve como tema Agroecologia. O evento contou também com a participação de uma comitiva do IFNMG, que se compunha de alunos e professores, que após encerradas as atividades do Fórum, os demais membros do grupo  retornaram  ao Brasil, sendo que Jarbas permaneceu naquele país para cumprir o referido estágio.

Durante a sua permanência na França, Jarbas relata que, sob o direcionamento de um professor orientador, participou de várias atividades tanto em sala de aula, como também em trabalho de campo, desenvolvido em fazendas e associações locais na área de agroecologia e ainda em atividades voltadas para a associação e reflexão das culturas francesas e brasileiras, como workshop, culinária, dança, filmes e músicas, tudo de forma recíproca.

Uma experiência sem precedentes

Além das ações específicas do estágio que lhe somaram muitas experiências positivas, Jarbas afirma que o contato e a relação de amizade junto aos professores e colegas estrangeiros, não têm preço, assim como também a oportunidade de conhecer outros países, bem como a fluência em outro idioma.

jarbas 2

Para Jarbas, a experiência foi sem precedentes, afirmando que valeu muito a pena ter se permitido a essa vivência. Diz que não foi fácil a decisão inicial de partir, mas fez questão de mencionar que recebeu muito apoio da família, dos amigos e da namorada. "Com muita fé e confiança em Deus não tive dúvidas que tudo iria dar certo, como de fato aconteceu", ressalta.

Ainda segundo Jarbas, um estágio desse porte, traz um amadurecimento pessoal muito grande, uma independência sem limite. "Ter uma comunicação em outra língua é muito bom", diz ele, sem contar o fato de  conhecer outros países, pessoas e outras culturas. "Sinto-me muito realizado também,  em ter passado uma boa  impressão do Brasil e do nosso Instituto para os franceses", completa. Jarbas concluiu sua fala  com uma mensagem de incentivo para os demais alunos. " Aproveitem as oportunidades que a instituição tem para oferecer, é só buscar, estudar muito e se manter atualizado que tudo pode acontecer". Acessem o site da instituição, tem sempre algum  edital divulgando programas como este.

Da participação no programa

Vale ressaltar, que dentro do referido programa, o estudante, Ítalo Matteus Carmargo, acadêmico do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, também foi selecionado para participar das atividades do Fórum Franco-brasileiro de Ciência e Sociedade na França, sendo um dos membros da comitiva do IFNMG, juntamente com o prof. Alberto Luiz Ferreira Berto, do Campus Januária. Para tanto, Jarbas e Ítalo se submeteram a processo de seleção interna, conforme os requisitos do edital de chamada para seleção das candidaturas ao programa de mobilidade Brasil-França do Ministério da Agricultura, Agroalimentar e de Florestas da França e o IFNMG, publicado em agosto de 2015, que concedia 2 vagas para o discente de graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental do Campus Januária.