Portal IFNMG - Eleições para reitor e dirigentes de campi serão nesta quarta, 12; alunos e servidores podem votar Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 11 de Agosto de 2020, 07h56 | Última atualização em Quarta, 12 de Agosto de 2020, 16h01

Nesta quarta-feira, 12/08, alunos e servidores têm um compromisso com o futuro do IFNMG, e com o próprio futuro: participar da escolha do novo reitor e dos dirigentes dos 11 campi para o mandato 2020-2024. A votação eletrônica online para todos os cargos será das 9h às 21h50*. As urnas estão disponíveis em www.ifnmg.edu.br/eleicoes2020 .

(*Em virtude de um problema com o servidor da internet, o sistema de votação ficou indisponível por 50 minutos, das 09h40 às 10h30. Por isso, a Comissão Eleitoral Central prorrogou o período de votação por mais 50 minutos. Portanto, a votação irá até às 21h50 desta quarta-feira, dia 12 de agosto).

Poderão participar servidores docentes e técnico-administrativos em Educação pertencentes ao quadro de pessoal ativo permanente, além de alunos matriculados no IFNMG nos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, presenciais e a distância (alunos de cursos FIC não votam).

O acesso à urna eletrônica será pelo endereço www.ifnmg.edu.br/eleicoes2020, apenas no horário de votação. O eleitor deve selecionar a urna referente a sua unidade e depois segmento: docente, técnico-administrativo em Educação ou discente. Para os alunos, o acesso é o mesmo utilizado para entrar no Sistema Acadêmico Cajuí (para dúvidas sobre forma de acesso, confira orientações aqui). Os servidores devem usar o mesmo usuário e senha dos sistemas do IFNMG.

Os eleitores de campus terão direito a dois votos: um para o cargo de diretor-geral, no caso de campus, ou diretor, no caso de campus avançado; e outro para reitor. Cada eleitor do CEAD e da Reitoria votará apenas para o cargo de reitor. Depois de depositar a cédula na urna eletrônica e confirmar o voto, o eleitor receberá, na tela, um código rastreador de cédula, que é o seu comprovante de votação. Se quiser conferir depois, precisa salvá-lo.

Para garantir que toda a comunidade acadêmica tenha condição de participar, cada unidade do IFNMG manterá, pelo menos, um local de votação aberto a seus respectivos eleitores. Confira os locais de votação.

Em quem votar

Antes de votar, no entanto, é importante que servidores e estudantes do IFNMG conheçam os candidatos e suas propostas, para ajudar numa escolha consciente. Na página www.ifnmg.edu.br/eleicoes2020, o eleitor encontra fotos, currículos, contatos e programas de trabalho dos candidatos a reitor e a dirigente de campus.

A participação nas eleições é facultativa, ou seja, os membros da comunidade acadêmica com direito a voto decidem se querem participar ou não. Deve pesar na decisão, no entanto, a oportunidade que cada um tem de ajudar a eleger, para os próximos quatro anos, propostas alinhadas com as suas convicções e expectativas em relação ao IFNMG.

Apuração

O processo de apuração dos votos ocorrerá no mesmo dia da votação e será realizado por videoconferência, com transmissão online pelo canal do IFNMG no Youtube. A divulgação dos resultados preliminares da apuração será no dia 13/08 e o encaminhamento do resultado final ao presidente do Conselho Superior, órgão máximo da Instituição, será em 20/08. Após homologado pelo Conselho Superior, o resultado das eleições seguirá para o Ministério da Educação.

Confira aqui mais orientações sobre como participar das Eleições IFNMG 2020. Em caso de dúvida, o eleitor poderá entrar em contato pelo Whatsapp (38) 99271-2311. Participe! Ajude a fortalecer a democracia no nosso Instituto!