Portal IFNMG - Nota à comunidade escolar do IFNMG, Campus Avançado Janaúba Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Nota à comunidade escolar do IFNMG, Campus Avançado Janaúba

Publicado: Sexta, 03 de Abril de 2020, 18h11 | Última atualização em Sexta, 03 de Abril de 2020, 18h11

Primeiramente, esperamos que esteja tudo bem com vocês, apesar de tudo. Nesse momento de tanta incerteza, angústia e medo, o IFNMG – Campus Avançado Janaúba, deseja, antes de tudo, trazer um alento aos corações.

Quem de nós estava preparado para tudo isso? Certamente ninguém. Assim também são as instituições. Está sendo preciso nos reinventar! E o mais importante, como bem nos lembra Gabriel Cohn: “tornar mais humana a vida social”.

A Portaria nº 100/2020, de 17 de março de 2020, do reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, determinou as medidas de prevenção a serem tomadas no âmbito da instituição, para enfrentamento da emergência de saúde pública, decorrentes do coronavírus (COVID-19). Nesse sentido, nossas aulas foram suspensas por tempo indeterminado. O nosso campus tem pensado cotidianamente em maneiras inclusivas e humanas de passar por esse “deserto”. Os servidores estão sempre reunidos por videoconferência para pensarem juntos propostas de atividades que visam aproximar os nossos alunos, mesmo que, fisicamente, estejamos separados.

É importante salientar que todas as aulas serão repostas. O MEC flexibilizou a obrigatoriedade do cumprimento dos 200 dias letivos, mas manteve a obrigatoriedade do cumprimento da carga horária anual. Por isso, quando tudo isso passar, (esperamos que em breve), a nossa instituição apresentará à comunidade escolar a proposta de reposição dessas horas para que, todos juntos, possamos chegar a um consenso. Nesse sentido, nas atividades que estão sendo realizadas de forma remota pelos nossos docentes, não haverá computação de faltas, notas e nem prejuízo dos conteúdos propostos nos projetos de curso, para aqueles que não conseguiram acessar as nossas mídias digitais. Estamos trabalhando todos os dias pensando em maneiras de incluir todos os nossos alunos nessas atividades. O nosso objetivo é tornar essa travessia mais leve.

Estamos certos que depois da tempestade virá a bonança. Voltaremos melhores, renovados, mais humanos e sabedores de que foi preciso um vírus para mostrar à humanidade que ela falhou.

Para encerrar, recorremos às palavras do cineasta argentino Fernando Birri, imortalizado na voz de Eduardo Galeano: “Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar”. Esse é o nosso desejo: que continuemos em busca da melhor versão de nós mesmos. Por isso, se você pode, permaneça em casa. Faça uma viagem ao seu interior. Faça uma prece e emane boas energias aos profissionais que não podem parar. Pense no outro. Assista a um filme ou documentário. Ouça música. Depois que tudo isso passar, certos de que um novo mundo está prestes a se descortinar, voltaremos mais fortalecidos e mais humanos. Fiquemos todos bem!

Fim do conteúdo da página