Portal IFNMG - 20 DE NOVEMBRO - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA: A IMPORTÂNCIA DO DEBATE RACIAL Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 19 de Novembro de 2019, 16h53 | Última atualização em Terça, 19 de Novembro de 2019, 17h03

novembro

 

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA: A IMPORTÂNCIA DO DEBATE RACIAL


O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. A data foi estipulada como uma referência à morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola que lutou para preservar a segurança e a cultura de africanos escravizados que conseguiram fugir.

Zumbi era filho de africanos escravizados, mas foi educado por um sacerdote. Quando cresceu, decidiu voltar a sua comunidade de nascimento, o Quilombo dos Palmares, para defender o território contra as ameaças de colonizadores que enxergavam a comunidade como um risco.

Aos 40 anos de idade, Zumbi foi assassinado e decapitado, tendo a sua cabeça exposta em praça pública.

 

A IMPORTÂNCIA DA DATA


A data é importante no calendário brasileiro como uma maneira de instituir o reconhecimento aos descendentes africanos na construção da sociedade brasileira. Atualmente, a população negra representa 54% do total de brasileiros.

Por isso, é muito importante debater algumas questões, como o racismo, a igualdade social, a discriminação, a inclusão do negro na sociedade e a preservação das religiões e culturas afro-brasileiras.

 

A SITUAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL


Apesar de ser a maioria da população brasileira, negros ainda enfrentam um cenário bastante difícil no país. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a população negra é a mais afetada pela violência e pela desigualdade.

No mercado de trabalho, negros e pardos são as pessoas que mais enfrentam obstáculos na progressão da carreira, muitas vezes sem possuir igualdade salarial. Segundo o Ministério Público do Trabalho, eles também estão mais vulneráveis a sofrerem assédio moral.

Uma pesquisa da ONG britânica Oxfam traçou a projeção de que apenas em 2089 brancos e negros terão uma renda equivalente no Brasil. Em 2015, brancos ganhavam o dobro do que os negros ganhavam.

O racismo também se manifesta em outras esferas da vida pública. O feminicídio, por exemplo, atinge principalmente as mulheres negras. Segundo o Mapa da Violência, estudo elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Estudos Sociais, entre os anos de 2003 e 2013, houve um crescimento de 54% no número de casos de feminicídio entre a população negra. No mesmo período, esse número caiu 10% para a população branca.

 

SAIBA MAIS SOBRE O ASSUNTO


Separamos alguns links de blogs, sites e documentários sobre o assunto:

Associação Brasileira de Pesquisadores Negros

Instituto da Mulher Negra Geledes

Mundo Negro

Quilombhoje

Fonte: https://www.agencialinka.com.br/agencia-de-marketing/dia-da-consciencia-negra-importancia-do-debate-racial

Fim do conteúdo da página