Portal IFNMG - Estudantes do 2º ano do Curso Técnico em Teatro narram histórias indígenas Ir direto para menu de acessibilidade.

Estudantes do 2º ano do Curso Técnico em Teatro narram histórias indígenas

Publicado: Terça, 13 de Julho de 2021, 15h27 | Última atualização em Quarta, 21 de Julho de 2021, 11h05

Como narrar uma história? Este foi o exercício proposto aos estudantes do 2º Ano do Curso Técnico em Teatro integrado ao Ensino Médio do IFNMG Campus Diamantina. A disciplina "Poéticas da Voz" , ministrada pelo prof. Pedro Braga, se destina ao aprendizado pelas atrizes e pelos atores em formação, das suas potencialidades vocais, a partir da exploração do seu aparelho fonador, com exercícios de alongamento, aquecimento e prática vocal, adaptadas ao contexto do isolamento social.

Para o prof. Pedro Braga " foi um grande desafio para nós, enquanto alunes e professor, aprender e ensinar voz em tão pouco tempo (vinte aulas síncronas de duas horas cada) e ainda de forma virtual."

A proposta, com base na Lei 11.645/08, que estabelece as diretrizes para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, era que os alunos exercitassem a narratividade, através da contação de uma história. Foram utilizados os livros "O Caçador de Histórias" e "Nós - uma antologia de literatura indígena" que trazem histórias variadas: de terror, de assombração, de amor ou de aventura.

Para conferir o resultado, acesse o site https://poeticasvoz.wixsite.com/poeticasdavoz que foi desenvolvido pelo NUPAC - Núcleo de Produção em Artes Cênicas do IFNMG Campus Diamantina, a partir da proposta da disciplina.

Para a capa e demais páginas do site, foi utilizado o desenho da estudante do IFNMG - Campus Diamantina, Rafaela Rodrigues, baseado na fotografia retratando Sônia Guajajara com uma bandeira do Brasil ensanguentada.