Portal IFNMG - Campus Diamantina realiza live para apresentar sua experiência no Ensino Remoto Emergencial Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 14 de Setembro de 2020, 14h26 | Última atualização em Segunda, 14 de Setembro de 2020, 14h39

O IFNMG – Campus Diamantina realizou no dia 3/9 a live “Ensino Remoto Emergencial: A experiência do Campus Diamantina”, transmitida pelo canal oficial do YouTube IFNMG Campus Diamantina e contou com a participação da Diretora de Ensino Flor Murta, a responsável pelo Núcleo de Educação à Distância, Ramony Oliveira e como mediador, o Coordenador de Comunicação Bráulio Siffert.

A ação é promovida pela Direção de Ensino do Campus Diamantina e foi a quarta live desde a suspensão das atividades presenciais, que tem como um de seus objetivos aproximar a comunidade acadêmica e assim pensar em soluções adequadas para o enfrentamento ao isolamento social. Nessa, especificamente, foram trazidos relatos de como o Campus Diamantina vem enfrentando as condições impostas pelo distanciamento.

A elaboração da proposta de ensino remoto emergencial, contou com uma discussão cuidadosa a partir da suspensão das aulas presencias e do calendário letivo no mês de março. Foi realizada uma pesquisa de Letramento Digital foi no âmbito do Campus Diamantina, novas práticas foram pensadas e trouxeram as respostas necessárias para o início das aulas remotas ainda de forma experimental em 15/06. Após avaliações do novo formato, o Campus deu início às aulas remotas oficialmente em julho, comtemplando todas as turmas, inclusive as do Curso Técnico em Teatro.

Com sua vasta experiência em Educação a Distância (EAD), Ramony ressaltou a importância do levantamento de dados realizados pela pesquisa de Letramento Digital que também englobou aspectos emocionais dos estudantes e mencionou como se deu o processo de capacitação de professores e estudantes, com orientações que estão em guias elaborados em conjunto, para a viabilidade da educação remota. Frisou que os dilemas e dificuldades são inerentes aos processos e não é diferente neste momento.

Flor complementou, “não podemos romantizar o distanciamento social, os problemas existentes, emocionais, sócio econômicos, mas eu vejo como uma contribuição e um compromisso ético retomarmos as aulas da forma mais inclusiva e cuidadosa possível, a fim de contribuirmos na construção de um projeto de vida, que tem também o estudo como um dos seus eixos”.

Ao longo do evento, Bráulio trouxe comentários e perguntas realizadas no chat on line que foram respondidas pelas professoras. A live está disponível no canal oficial do YouTube IFNMG Campus Diamantina, caso tenha perdido, clique aqui e não deixe de acessar!