Portal IFNMG - Divulgado resultado parcial e preliminar de Pesquisa de Medicamentos para o tratamento da COVID-19 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 10 de Junho de 2020, 14h14 | Última atualização em Quarta, 10 de Junho de 2020, 14h17

Os professores Ana Flávia C. da Silveira Oliveira e André S. de Oliveira, com o auxílio da discente Vívian Barroso Santos, do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFNMG Campus Diamantina, estão desenvolvendo uma pesquisa de medicamentos para o tratamento da COVID-19 e já chegaram a um resultado preliminar que pode contribuir para o desenvolvimento de um medicamento para a doença.

Até o dia de hoje, 10 de junho de 2020, o Novo Coronavírus, conhecido como o SARS-COV-2, já alcançou quase todos os países do mundo, com mais de 7.000.000 de casos confirmados, segundo a Johns Hopkins University (https://coronavirus.jhu.edu/map.html). Embora os métodos tradicionais de descoberta de medicamentos possam levar anos, existem atualmente banco de dados em 3D de proteínas. Esses bancos agregam cada vez mais biomoléculas, geralmente obtidos através da difração de raios X, ressonância magnética nuclear e crio-microscopia eletrônica são enviados por físicos, biólogos e bioquímicos de todo o mundo. Desta forma, temos estruturas digitais com profundo realismo químico que permitem diversas abordagens incluindo simulações de ligação/interação com outras moléculas. Assim, a abordagem “in sílico” ou seja, computacional, contribui na busca por medicamentos para o SARS-COV-2. Ao longo dos últimos meses, através dessa abordagem, a pesquisa desenvolvida pelo IFNMG Campus Diamantina testou cerca de 500 moléculas já utilizadas com outras finalidades e descobriu uma com grande potencial para atuar na inibição da prótese viral, que poderia auxiliar no desenvolvimento de um medicamento para o Novo Coronavírus: a Frankefamida.

remedio covid
A) Acoplamento entre o fármaco candidato e a protease do SARS-COV-2 (-8Kj/mol). Em roxo está a vista parcial da protease do SARS-COV-2; e em azul, o fármaco candidato antiviral (frakefamida). B) Protease do SARS-COV-2 (pdb: 6lu7) e C) Estrutura molecular da frakefamida.

A Frankefamida revelou-se, até o momento, como a molécula mais interessante por apresentar propriedades importantes para uso no tratamento da dor aguda e crônica. Através da pesquisa, ela demonstrou funcionar como um potente analgésico de ação periférica em ratos e humanos. Segundo os professores Ana Flávia Oliveira e André Oliveira, “o SARS-COV-2, durante o ciclo replicativo, sintetiza uma poliproteina que precisa ser dividida posteriormente para liberar as proteínas individuais do vírus: este é o papel da protease viral, individualizar as proteínas virais. O nosso objetivo com os fármacos em análise é o seguinte: encontrar um fármaco que se ligue à protease viral impedindo atuação na liberação das proteínas virais. Nos próximos passos iremos avaliar várias outras moléculas candidatas além de buscar moléculas que possam interagir também com a glicoproteína viral chamada spike, é através dela que o vírus obtém acesso às nossas células”.

A pesquisa de medicamentos para o tratamento da Covid-19 faz parte do Projeto de Pesquisa “Medidas de apoio e suporte propostas pelo IFNMG Campus Diamantina em atenção à Comunidade Local para o enfrentamento da Covid-19”, realizada por servidores e discentes do Campus Diamantina. Em breve, divulgaremos mais ações ligadas a este projeto. Acompanhe!