Portal IFNMG - Matrículas abertas para cursos FIC: AGRICULTOR FAMILIAR, PRODUTOR AGROPECUÁRIO E AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 09 de Junho de 2020, 15h09 | Última atualização em Terça, 09 de Junho de 2020, 15h33

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Diamantina, por meio do Núcleo de Educação a Distância, está com matrículas abertas até 15 de junho de 2020 para cursos gratuitos de formação inicial e continuada em Agricultor Familiar, Produtor Agropecuário e Agente Comunitário de Saúde, seguindo os termos do Edital 81/2019.

WhatsApp Image 2020 06 09 at 13.50.01 1WhatsApp Image 2020 06 09 at 13.50.01WhatsApp Image 2020 06 09 at 13.49.57

Em virtude do isolamento social, os cursos serão ofertados em modalidade integralmente a distância e estão abertos para interessados de todo o Brasil que cumpram as exigências mínimas de idade e formação.

Os cursos iniciarão em junho e terão quatro meses de duração. Os cursistas matriculados terão aulas iniciais sobre informática básica e acesso ao ambiente virtual de aprendizagem. As aulas serão ministradas e acompanhadas por professores e tutores qualificados. Ao final, os cursistas aprovados receberão certificados.

Para se inscrever, basta preencher o requerimento de matrícula e enviar para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. juntamente com os seguintes documentos digitalizados: RG (cédula de identidade), CPF (cadastro de pessoa física), histórico escolar (ou declaração) que comprove escolaridade mínima exigida para o curso. Escreva no assunto da mensagem o nome do curso pretendido e o nome completo do candidato. Os inscritos receberão um email de confirmação de matrícula até 16 de junho. Uma pessoa pode ter até duas matrículas em cursos ofertados pela rede federal de ensino.

Saiba mais sobre os cursos e participe destas oportunidades. Ensino público e gratuito de qualidade para a profissionalização do país.

Curso FIC de Agricultor Familiar

Idade mínima: 16 anos

Formação: Ensino Fundamental I Incompleto

O objetivo do curso é formar profissionais com capacidade técnica, ética e política para a atividade de cultivo produtivo, sustentável e comunitário, valorizando os saberes locais e compreendendo os desafios e a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento regional. O currículo envolve as disciplinas: Leitura e Produção de Texto; Matemática Básica; Relações Humanas; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Gestão da Propriedade Rural e  Economia Solidária; Colheita e Pós-colheita; e Comercialização de Produtos Agrícolas.

Curso FIC de Produtor Agropecuário

Idade mínima: 16 anos

Formação: Ensino Fundamental I Incompleto

O objetivo do curso é capacitar produtores para o entendimento da complexidade e dinâmica do mundo rural e suas práticas produtivas. Os currículo envolve as disciplinas: Meio Ambiente e Sustentabilidade  Preparo do Solo e Tratos Culturais; Sistemas de Irrigação; Mecanização Agrícola com Ênfase no Plantio Direto; Noções Básicas de GPS; Colheita e Pós-colheita de Produtos Agrícolas; Inseminação Artificial; Produção Animal; e Associativismo e Cooperativismo Rural.

Curso FIC de Agente Comunitário de Saúde

Idade mínima: 18 anos

Formação: Ensino Fundamental Completo

O objetivo do curso é formar profissionais com capacidade técnica, ética e política para atuarem em programas de vigilância, prevenção e controle de doenças, juntamente com equipes multiprofissionais favorecendo as ações de cuidado e proteção à saúde de indivíduos e grupos sociais em domicílios e coletividades.Os currículo envolve as disciplinas: Evolução da Promoção da Saúde; Sistema Único de Saúde – SUS; Principal Porta de Entrada no Sistema de Serviços de Saúde; Agente Comunitário de Saúde; e Acompanhando os Ciclos de Vida das Famílias.