Portal IFNMG - 1º Concurso de Redação do Campus Diamantina Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 10 de Abril de 2019, 18h48 | Última atualização em Quarta, 19 de Junho de 2019, 15h55

1º Concurso de redação do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais/Diamantina.

g4202

Tema: “O dia que durou 21 anos”: visões sobre a Ditadura Militar brasileira, 1964-1985.

No aniversário de 55 anos do golpe civil-militar, o IFNMG/Campus Diamantina convida seus alunos a refletirem sobre a Ditadura que se instalou no Brasil no dia 31 de março de 1964. O objetivo do concurso é promover a discussão e a reflexão acerca de um evento que marcou a história do nosso país.

Orientações do concurso.

Quem pode se inscrever: alunos regularmente matriculados no Instituto/Campus Diamantina.

A redação: o texto dissertativo argumentativo deve ser inédito, individual, escrito à mão e conter, no máximo,uma página (30 linhas). Deve refletir sobre a seguinte questão: o que a Ditadura nos ensinou?

Premiação:

1º lugar: Um moletom, um pendrive e uma agenda.

2ª lugar: Um pendrive e uma agenda.

3ª lugar: Uma agenda.

O primeiro lugar terá, ainda, seu trabalho publicado.

Inscrição: Os alunos interessados em participar do Concurso devem entregar o texto (em envelope lacrado identificado como o nome e o curso do participante) para Valéria, no setor de protocolo, até às 21h do dia 10 de maio de 2019, segunda-feira.

A avaliação das redações vai levar em consideração os seguintes aspectos:

1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa;

2) Compreensão da proposta de redação;

3) Seleção e organização das informações;

4) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando a questão “o que a Ditadura nos ensinou?”

Critérios de Correção da Redação

Itens Avaliados

Valor - Item

Capacidade de Argumentação

4,0

Aprofundamento Teórico

Coerência Textual

2,0

Adequação do texto as normas de pontuação e ortografia

10,0

A Comissão Avaliadora é composta pelos professores: Dayse Lúcide, Kelly Eleutério, Sérgio Leandro, Júnio Jaber e Málter Ramos.

O resultado final do concurso será divulgado no dia 22/06/2019.

Acesse a Folha padronizada para escrita da redação.

Resultado do 1º Concurso de Redação do Campus Diamantina

1º lugar: Tainara Silva Almeida - Turma de Informática - 2º Ano Integrado
2º lugar: Helena Inã Paes Santos da Costa - Turma de Meio Ambiente - 1º Ano Integrado
3º lugar: Vitória Nunes Castelo Branco - Turma de Teatro - 1º Ano Integrado

Menção honrosa às redações dos seguintes alunos:
Augusto Henrique Santos de Oliveira - Turma de Informática - 1º Ano Integrado
Davi Reis - Turma de Informática - 2º Ano Integrado
Jamilly Eduarda Pereira Matos - Turma de Meio Ambiente - 1º Ano Integrado
Kayky Nery Alcântara Vieira - Turma de Informática - 1º Ano Integrado
Maria Eduarda Morais Costa - Turma de Informática - 1º Ano Integrado
Nathália M. Pinto dos Reis - Turma de Biotecnologia - Concomitante/Subsequente
Vivían Barroso Santos - Turma de Informática - 2º Ano Integrado

Parabenizamos a todos os estudantes do Campus Diamantina que participaram desse concurso de redação! O nosso intuito foi o de proporcionar um momento de reflexão aos estudantes de modo mais individualizado, bem como estimular a curiosidade sobre a temática em questão.

Estudantes dos Cursos Técnicos concomitante/subsequente e integrado de Informática, Biotecnologia, Meio Ambiente e Teatro: vocês nos enchem de orgulho! Nossos mais altos protestos de estima e consideração.

Dayse Lúcide Silva Santos
Diretora de Ensino do IFNMG Campus Diamantina