Portal IFNMG - Um prédio novo...para um novo tempo! Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Segunda, 11 de Março de 2019, 16h20 | Última atualização em Segunda, 11 de Março de 2019, 16h20

Campus_Diamantina_-_destaque.jpg

A data de hoje, 11 de março de 2019, entrará como marco para a história do IFNMG-Campus Diamantina: o dia em que a Unidade passou a funcionar em sede própria. A partir de hoje, todas as atividades estão transferidas para o novo endereço, na Fazenda Biribiri, s/nº, na Rodovia BR 367, ao lado do aeroporto da cidade. Desde que começou a funcionar, em 2015, o Campus estava sediado em um prédio no Centro de Diamantina, cedido pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), parceira do IFNMG desde o início.

O novo prédio, com dois pavimentos e 2.770 m2, tem capacidade para atender cerca de 600 alunos, em turnos de funcionamento diurno e noturno. Conta com cinco salas de aula, sete laboratórios, espaço de convivência, biblioteca, áreas de copa e cozinha, oito banheiros, sendo quatro adaptados para portadores de necessidades especiais, plataforma elevatória para pessoas com necessidades específicas, camarim para o curso de Teatro, cantina, salas e outros espaços administrativos. Na área externa, o estacionamento tem capacidade para mais de 60 veículos. As instalações físicas foram construídas em um terreno de 42 hectares (420.000 m2), sendo 12 hectares (120.000 m2) destinados a preservação ambiental e laboratório a céu aberto para o curso de Meio Ambiente e outros estudos ambientais.

Com o novo espaço, o Campus Diamantina terá condições de oferecer melhores acomodações e condições de trabalho e aprendizagem para seus servidores, docentes e técnico-administrativos, e alunos. Atualmente, a Unidade oferta os cursos técnicos em Meio Ambiente, Informática, Teatro e Biotecnologia.

Qualidade e quantidade

A diretora de Ensino do Campus Diamantina, Dayse Lucide Silva Santos, lembra que os novos espaços serão, também, muito adequados para desenvolver ações conforme proposto no novo projeto de ensino médio desenvolvido na Unidade. “Os laboratórios de Informática, de Hardware, de Geoprocessamento, de Meio Ambiente e de Biotecnologia, bem como as amplas salas de aula, constituem ambientes muito bem equipados e modernos. Os estudantes do IFNMG-Campus Diamantina serão atendidos com a melhor infraestrutura para estudo técnico da região do Alto Jequitinhonha”, afirma Dayse.

“Toda a estrutura do prédio foi pensada de maneira a proporcionar o melhor ambiente de aprendizagem aos alunos e reflete anos de esforços da equipe de servidores, aliados ao apoio de inúmeros parceiros. Ocupar o nosso prédio garante à comunidade que as práticas de ensino, pesquisa e extensão sejam ofertadas a um maior número de pessoas e com maior qualidade”, acrescenta Laura Cristina Brandão, diretora de Administração e Planejamento do Campus.

Para o diretor geral, Júnio Jáber, Diamantina e a região do Alto Jequitinhonha ganham um poderoso instrumento de desenvolvimento regional, já que os novos espaços, mais adequados, significam melhoria para os cursos, que foram pensados para atender os arranjos produtivos sociais, culturais e econômicos da região. Ele destaca que a nova fase do Campus Diamantina reflete muito trabalho, reuniões, avaliações e dedicação de servidores, colaboradores terceirizados e alunos. “O novo prédio é um enorme ganho para toda comunidade, afinal, apenas com bons recursos físicos, colaboradores engajados e uma forte política de ensino, pesquisa e extensão é que se constrói uma instituição de ensino sólida e capaz de atender a sua missão institucional, ofertando um ensino público, gratuito e de qualidade”, avalia Jáber.

Entre os parceiros que contribuíram para que o “projeto tomasse corpo e forma”, o diretor geral cita a Prefeitura e a Câmara Municipal de Diamantina, a UFVJM, a Estamparia Mascarenhas e o Parque Estadual do Biribiri, em especial o conselho consultivo. Ele destaca também a importância do engajamento, comprometimento e trabalho árduo da equipe do Campus Diamantina e do apoio da Reitoria e do Colégio de Dirigentes do IFNMG. Segundo Jáber, em breve, o Campus organizará a inauguração do prédio novo, para reunir todos os que colaboraram para que esse projeto se concretizasse, a fim de celebrar e confraternizar.

Mais fotos no link: https://www.facebook.com/IFNMG.Diamantina/posts/1695733297195469?__tn__=K-R