Portal IFNMG - Segunda turma de teatro do IFNMG Campus Diamantina conclui curso com peça sobre relacionamentos durante a ditadura Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 07 de Novembro de 2018, 21h22 | Última atualização em Segunda, 26 de Novembro de 2018, 14h39

Histórias familiares, vida escolar e conflitos e relacionamentos de sete crianças vizinhas durante as três décadas de ditadura militar no Brasil foram representados com leveza, humor e emoção pelos 16 alunos concluintes da segunda turma do curso técnico em teatro do IFNMG – Campus Diamantina, em apresentações realizadas nos dias 29 e 31 de outubro no Teatro Santa Izabel, em Diamantina.

A peça “Bailei na Curva”, escrita por Júlio Conte em 1983, foi montada como resultado do processo de formação da turma, atualizando, conforme diz a ficha técnica, “um cenário político de conflitos, silêncios e tensões que o país atravessa, reforçando o sentido do fazer artístico como local de criticidade, conhecimento e formação social”.

Aluno da primeira turma do curso, Éthany Cícero codirigiu a peça com a professora Mariana Emiliano, e destacou que os naturais desafios de um processo de montagem só puderam ser superados em virtude da persistência e união da turma. “Destaco a evolução de cada aluno enquanto artista, a persistência da turma coletivamente e a colaboração de um com o outro. Enquanto egresso de um curso em construção e fruto da primeira turma, me sinto orgulhoso por ter contribuído para o processo da segunda turma”, disse Éthany.

Uma das alunas que atuou na peça teve razão em dobro para se emocionar. Além de ter se apresentado pela primeira vez, Erica Vieira dividiu palco com seu bebê Bryan, de apenas 3 meses, que se manteve sereno e sem chorar durante as duas apresentações. “Ao descobrir que estava grávida pensei em sair do curso, mas minha mãe insistiu que eu continuasse. Quando o Bryan completou um mês passei a levá-lo às aulas, e então ele se acostumou com os colegas e com todo os barulhos da peça”, disse Erica, que também é acadêmica de Bacharelado em Humanidades pela UFVJM e destaca o quanto aprendeu com o curso, começando inibida mas finalizando como a personagem mais audaciosa e provocante da peça, a Bethiranha. “O curso me ajudou muito a superar a timidez de falar em público, além de contribuir para me tornar mais sensível com as pessoas ao meu redor”.

bailei10 bailei9

As duas apresentações foram gratuitas e contaram com lotação máxima dos 130 lugares do Teatro Santa Izabel, servindo como estímulo para possíveis novas temporadas da peça. Os pró-reitores de Desenvolvimento Institucional do IFNMG, professor Alisson Castro, e de Administração, professor Edmilson Cassani, que participaram desde o início das articulações para levar o Instituto para Diamantina, saíram emocionados da apresentação. “A peça dos alunos trouxe a história nacional para a dramaturgia e através do lúdico nos encantou. Foi uma aula da memória recente do nosso país”, destacou o pró-reitor Alisson.

Trabalho coletivo

Segundo o diretor Éthany, o espetáculo é uma concepção conjunta e todos participam de todo o processo. “A montagem é resultado do processo de formação de todo o curso e é desenvolvida durante a unidade ‘Laboratório de Montagem’. O cenário, figurino e objetos cênicos na unidade ‘Atelier’. A produção contou com apoio do projeto de extensão ‘Mão na massa’, e a divulgação foi feita por todos os envolvidos”, explica.

Confira abaixo a ficha técnica completa:

Espetáculo: “Bailei na curva”
Direção: Mariana Emiliano e Éthany Cícero

Paloma Pereira
Terezinha Sanguinete
Vivian Barroso

Confira algumas fotos da peça (créditos: Bráulio Siffert e Raquel Galiciolli):

bailei1

bailei2