Portal IFNMG - Publicados os editais para o Processo Seletivo e Vestibular 2019 do IFNMG; são mais de três mil vagas, todas gratuitas Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Publicados os editais para o Processo Seletivo e Vestibular 2019 do IFNMG; são mais de três mil vagas, todas gratuitas

Publicado: Quarta, 12 de Setembro de 2018, 12h35 | Última atualização em Quinta, 13 de Setembro de 2018, 15h51
imagem sem descrição.

Foram publicados hoje, 12/09, os editais contendo as normas referentes ao Vestibular para os cursos superiores e aos Processos Seletivos para os cursos técnicos nas modalidades integrado e concomitante/subsequente, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Inscrições serão de 18 de setembro a 17 de outubro. 

No total, são 3.036 vagas, sendo 1.363 para 21 cursos superiores, 1.201 vagas para 13 cursos técnicos integrados ao ensino médio, modalidade em que o estudante faz o curso técnico e o ensino médio, ao mesmo tempo, ambos no IFNMG, e 472 para 9 cursos técnicos para quem está cursando o segundo ou terceiro ano do ensino médio em outra escola (concomitante) e para quem já concluiu o ensino médio (subsequente). Os cursos são gratuitos, presenciais e todas as vagas são para ingresso no 1º semestre de 2019.

Os campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni oferecem vagas para os cursos superiores. Já as vagas para os cursos técnicos estão sendo oferecidas pelos campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Salinas e Teófilo Otoni.

Inscrições

Antes de se inscrever, os candidatos interessados nas vagas para os cursos técnicos devem se atentar à modalidade que pretendem e podem concorrer. São três modalidades no IFNMG: integrado, concomitante e subsequente. Na modalidade integrado, o aluno cursará a partir do primeiro ano do ensino médio e fará, ao mesmo tempo, o curso técnico. Na modalidade concomitante, o aluno pode estar cursando o 2º ou o 3º ano do ensino médio em outra escola. E na modalidade subsequente, o aluno precisa ter concluído o 3º ano do ensino médio.

O período de inscrições para o Processo Seletivo e para o Vestibular é de 18 de setembro de 2018 a 17 de outubro de 2018. A taxa de inscrição é de R$ 15,00 para o Processo Seletivo e R$ 35,00 para o Vestibular. A isenção desses valores pode ser solicitada entre os dias 18 de setembro de 2018 e 30 de setembro de 2018. A previsão é que a prova do Vestibular seja aplicada no dia 18 de novembro de 2018 e as provas do Processo Seletivo sejam aplicadas no dia 02 de dezembro de 2018.

Sisu e reserva de vagas

Metade das vagas dos cursos superiores serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), exceto no Campus Januária, onde todas as vagas para os cursos superiores são preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação, que leva em conta as notas obtidas pelos candidatos no Exame nacional do Ensino Médio (Enem). O candidato poderá concorrer nos dois processos de seleção: Sisu e Vestibular 1º/2019 do IFNMG. O detalhamento das condições para participação no Sisu será disponibilizado pelo MEC.

Tanto para o Processo Seletivo quanto para o Vestibular, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. O IFNMG reserva vagas para estudantes vindos de escolas públicas, parte delas para candidatos de baixa renda e autodeclarados pretos, pardos e indígenas e vagas serão reservadas para pessoas com deficiência.

1º Vestibular 2019

Por meio do Edital nº 308, de 12 de setembro de 2018, o IFNMG oferta os seguintes cursos superiores:

- Campus Almenara: Engenharia Agronômica; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Processo Gerenciais.

- Campus Araçuaí: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Agrícola e Ambiental.

- Campus Arinos: Administração; Agronomia; Sistemas de Informação.

- Campus Januária (as vagas ofertadas são preenchidas 100% via Sisu): Administração; Engenharia Agrícola e Ambiental; Agronomia; Engenharia Civil; Ciências Biológicas; Física; Matemática; Sistemas de Informação.

- Campus Montes Claros: Ciências da Computação, Engenharia Química; Engenharia Elétrica.

- Campus Pirapora: Administração; Engenharia Civil; Sistemas de Informação.

- Campus Porteirinha: Sistemas de Informação.

- Campus Salinas: Engenharia de Alimentos; Engenharia Florestal; Medicina Veterinária; Sistemas de Informação; Licenciatura em Ciências Biológicas; Licenciatura em Física; Licenciatura em Matemática; Licenciatura em Química; Licenciatura em Pedagogia.

- Campus Teófilo Otoni: Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Gestão Empreendedora.

1º Processo Seletivo 2019 na modalidade integrado

Por meio do Edital nº 309, de 12 de setembro de 2018, o IFNMG oferta os seguintes cursos técnicos integrados ao ensino médio:

- Campus Almenara: Técnico em Agropecuária; Técnico em Administração; Técnico em Informática; Técnico em Zootecnia.

- Campus Araçuaí: Técnico em Agrimensura; Técnico em Agroecologia; Técnico em Informática; Técnico em Meio Ambiente.

- Campus Arinos: Técnico em Agropecuária; Técnico em Informática; Técnico em Meio Ambiente.

- Campus Diamantina: Técnico em Informática; Técnico em Meio Ambiente; Técnico em Teatro.

- Campus Avançado Janaúba: Técnico em Informática para Internet.

- Campus Januária: Técnico em Agropecuária; Técnico em Informática para Internet; Técnico em Meio Ambiente.

- Campus Montes Claros: Técnico em Informática; Técnico em Química.

- Campus Pirapora: Técnico em Informática; Técnico em Edificações; Técnico em Vendas.

- Campus Salinas: Técnico em Agroindústria; Técnico em Agropecuária; Técnico em Informática.

- Campus Teófilo Otoni: Técnico em Informática para Internet.

1º Processo Seletivo 2019 na modalidade concomitante/subsequente

Por meio do Edital nº 310, de 12 de setembro de 2018, o IFNMG oferta os seguintes cursos técnicos:

- Campus Almenara: Técnico em Enfermagem (somente subsequente).

- Campus Araçuaí: Técnico em Comércio (concomitante/ subsequente); Técnico em Enfermagem (somente subsequente); Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (concomitante/subsequente).

- Campus Diamantina: Técnico em Teatro (concomitante/subsequente); Técnico em Biotecnologia (concomitante/subsequente).

- Campus Januária: Técnico em Edificações (concomitante/subsequente); Técnico em Enfermagem (somente subsequente); Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (concomitante/subsequente).

- Campus Montes Claros: Técnico em Eletrotécnica (concomitante/subsequente); Técnico em Segurança do Trabalho (concomitante/subsequente); Técnico em Edificações (concomitante/subsequente).

- Campus Pirapora: Técnico em Agente Comunitário de Saúde (somente subsequente).

Impugnação dos editais

O prazo para impugnação dos editais será de um dia útil após a publicação, ou seja, até o dia 13/09/2018. A impugnação deve ser fundamentada e registrada na página do Instituto Excelência Ltda (http://www.institutoexcelenciapr.com.br/), na internet, cujo protocolo ocorrerá por preenchimento e envio online, mediante recibo.

Acesse os editais, formulários e anexos:

1º Vestibular 2019

1º Processo Seletivo 2019 nas modalidade integrado e concomitante/subsequente

Fim do conteúdo da página