Portal IFNMG - Campus Diamantina participa da VII Semana de Iniciação científica do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 08 de Maio de 2018, 11h38 | Última atualização em Terça, 08 de Maio de 2018, 11h47

IMG-20180425-WA0018.jpg

 

Nos dias 24 e 27 de abril, no campus Araçuaí, alunos e servidores do campus Diamantina participaram do VII Semana de Iniciação científica do IFNMG, I Seminário da PPGVet e V Prospectar. Os alunos foram acompanhados pelos professores Janainne Nunes e Paulo Giovane e tiveram uma semana muito produtiva com apresentações de trabalhos, participações em mesas redondas, palestras, apresentações culturais e minicursos.

O evento acontece anualmente na instituição e tem como objetivo a divulgação de trabalhos de pesquisa desenvolvidos no IFNMG, assim como mostrar a importância da pesquisa na vida do aluno/pesquisador, nas diferentes áreas do conhecimento, proporcionando uma integração entre os pesquisadores dos diversos campi e demais instituições participantes.

 IMG-20180425-WA0020.jpg

O campus Diamantina participou ativamente do evento, que além da apresentação dos trabalhos científicos desenvolvidos, contou com uma belíssima apresentação cultural da Tribo Corpo Raiz, resultado de um projeto social desenvolvido pela professora Mariana Emiliano.

Diamantina, comemora a participação de todos e parabeniza a equipe pela apresentação de dez resumos, colaboração em uma mesa redonda e oferta de um minicurso, contribuindo com o desenvolvimento da pesquisa integrada ao ensino. Foram dias de muito aprendizado e troca de experiências e de contatos entre estudantes e pesquisadores dos 11 campi do IFNMG e de outras instituições de ensino de diferentes estados. 

A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

TRABALHOS APRESENTADOS:

 

-"AVALIAÇÃO PRELIMINAR DO POTENCIAL GEOTURÍSTICO DE UM TRECHO DA TRILHA VERDE DA MARIA FUMAÇA (DIAMANTINA - MG)"
Autores: Ellen Maria Neves Silva,Geraldo Carlos dos Santos Júnior,João Antônio Motta Neto, Danielle Piuzana Mucida


 

IMG-20180427-WA0033.jpg
-“DESENVOLVIMENTO DE UM FRAMEWORK PARA COLETAS DE DADOS EM REDES SOCIAIS ONLINE”
Autores: Helen Cristina Araújo; Michele Cristina Pereira; Maria Alice Gomes Lopes Leite; Hércules Batista de Oliveira; Jésyka Milleny Azevedo Gonçalves; Marcus Vinícius Carvalho Guelpeli.


IMG-20180425-WA0075.jpg

-“ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA DO CÓRREGO DA PRATA EM DIAMANTINA-MG”

Autores: LINDEIA MARIA VIEIRA; LIDIANE MARIA VIEIRA; ALUÍZIO ÂNGELO FERNANDES; JULIANA ROCHA DE MEIRA PIRES


IMG-20180425-WA0053.jpg
-“BIOMONITORAMENTO EM AFLUENTE DO CÓRREGO DA TOCA LOCALIZADO NA RESERVA FLORESTAL EM RECUPERAÇÃO DO IFNMG - CAMPUS DIAMANTINA”
Autores: LINDEIA MARIA VIEIRA; CÁTIA GABRIELA SOARES; SIDNEIA DE JESUS SOARES; DÉBORA CRISTINA AGUIAR; JULIANA ROCHA DE MEIRA PIRES.


 

 -“AVALIAÇÃO DO POTENCIAL EFEITO ANTIVIRAL DE COMPOSTOS DERIVADOS DAS INDAN-1,3-DIONAS CONTRA O VÍRUS ZIKA”
 Autores: Gladston Leandro Cordeiro da Silva; Edjon Gonçalves Santos; Lara Cola Carlete; Ítalo Esposti Poly da Silva; André Silva de Oliveira; Ana Flávia Costa da Silveira Oliveira

 



IMG-20180425-WA0047.jpg
-“AVALIAÇÃO DA BIOMASSA DE CLONES DE Corymbia spp”
Autores: David Evandro de Amorim.; Geraldo Carlos dos Santos Júnior ; Emerson Delano Lopes.


A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé

-“INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO USANDO A LINGUAGEM PYTHON: A PERSPECTIVA DO ALUNO”
Autores: Bruno Lopes de Faria; Ednanda Amala Reis Silva; Bárbara Guedes Aguiar; Murilo Silva.


A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

-“DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE COMO RECURSO DIDÁTICO AUXILIAR AO ENSINO DE QUÍMICA”
Autores: Marcos Daniel Vieira; Janainne Nunes Alves; Arthur Machado França de Almeida; Adriano Ramos Carvalho; Helen Ayumi Yokota; Gabriela Fernandes Rodrigues.


 

- “COLETA SELETIVA EM DIAMANTINA (MG): UMA PROPOSTA DE ANÁLISE ESPACIAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL”
Autores: Sarah Nunes Fernandes, Aguinele Queiroz da Silva, Amanda Dias Araújo, João Antônio Motta Neto

 


IMG-20180425-WA0044.jpg
-“MAPEAMENTO DE SOLOS COMO FERRAMENTA PARA UMA PRÁTICA EDUCACIONAL INTERDISCIPLINAR”
Autores: Débora Kelly da Silva, Claudiana Aparecida Oliveira Pereira, Géssica Maria Silva, Paulo Marinho de Oliveira, João Antônio Motta Neto


 

c4448bc1-4795-42f9-8572-a7b1b4ce776b.jpgMESA REDONDA - Empoderamento feminino na literatura e na arte / Debatedores: Dra. Mariana Emiliano Simões; Dra. Sejana Artiaga Ros

As professoras Mariana Emiliano Simões, do IFNMG - Campus Diamantina, e Sejana Artiga Rosa e Fernanda Xavier, do IFNMG - Campus Araçuaí, trataram da conceituação, histórico, importância e conquistas relacionados ao empoderamento feminino. "Empoderamento feminino não é apenas feminismo, tem a ver com liberdade de ser quem é e com a conquista de direitos e de espaços na política, no meio social, na arte, na literatura", disse a professora Mariana, que destacou também que apesar de ser um processo pessoal, o empoderamento ganha potencialidade quando as mulheres se juntam.

A professora Fernanda tratou de como as cineastas, escritoras e atrizes são pouco valorizadas e como as personagens são representadas de modo estereotipado na literatura e no cinema. "Nos filmes, por exemplo, a maioria das mulheres têm falas mínimas e muitas cenas de nudez, o que você não vê com atores homens", lembrou Fernanda.

Com a palavra aberta, várias mulheres e homens interviram, tratando, por exemplo, do machismo que persiste em casa, no trabalho e até na escola, sobretudo nos cursos de agrárias, e lembraram que duas das principais pessoas da cultura de Araçuaí são mulheres, as artesãs Lira e Zefa.

 

MINICURSO:

-Botânica, muito prazer em conhecer e aprender

Responsáveis: Janainne Nunes Alves; Lays Araújo Nery; Sileimar Maria Lelis.

 

APRESENTAÇÃO CULTURAL -Tribo Corpo Raiz

 sic2_5.jpg

Durante a noite, o empoderamento, a força coletiva e a sensualidade das mulheres foram demonstrados na prática, com a apresentação do grupo "Tribo Corpo Raiz", um projeto de extensão do IFNMG - Campus Diamantina, surgido a partir do curso Corpo, Arte e Empoderamento Feminino, ministrado pela professora Mariana e que dança ao estilo ATS (American Tribal Style).

IMG-20180426-WA0036.jpg

Fim do conteúdo da página