Portal IFNMG - Professores do curso de Meio Ambiente comporão o Conselho Consultivo do Parque Estadual do Biribiri Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 16 de Dezembro de 2016, 22h16 | Última atualização em Sexta, 16 de Dezembro de 2016, 22h17

No dia 21 do mês de dezembro de 2016 ocorrerá a posse para a composição do Conselho Consultivo do Parque do Biribiri (CONPEBI) administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e localizado na região do Alto do Jequitinhonha, na cidade de Diamantina.

O Coordenador do Curso Técnico de Meio Ambiente do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Diamantina, Professor Emerson Delano Lopes, será empossado como conselheiro Titular e o Professor João Antônio Motta Neto será conselheiro suplente do CONPEBI.

Os conselhos são espaços para negociação e discussão das demandas ambientais das UCs por meio de um processo participativo. Compõem o conselho, além do IEF, representantes de prefeituras, bem como de órgãos e instituições estaduais, comunidade científica, organizações não governamentais (ONGs), sindicatos e comunidades do entorno das áreas.

Os conselheiros têm a missão de discutir os problemas e demandas socioambientais da unidade de conservação e do seu entorno. A criação do Conselho Consultivo é estabelecida pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) para a implantação de uma gestão integrada e compartilhada entre os órgãos ambientais das esferas federal, estadual e municipal responsáveis pela gestão das unidades de conservação visando contribuir para o planejamento de ações, manutenção e gerenciamento da unidade de conservação.