Portal IFNMG - Propostas de cursos serão apresentadas na 2ª Audiência Pública do Câmpus Diamantina Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 16 de Junho de 2015, 17h39 | Última atualização em Sexta, 19 de Junho de 2015, 17h34

2 audiencia site

O evento é aberto a toda a comunidade e acontece no dia 26 de junho, às 18h30, no Anfiteatro do Câmpus I, da UFVJM, na Rua da Glória, no Centro da cidade

O Câmpus Diamantina do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) vai apresentar na 2ª Audiência Pública, no próximo dia 26 de junho, às 18h30, quais cursos presenciais, gratuitos e de qualidade poderão ser ofertados à comunidade da região. Há a expectativa da presença de autoridades públicas e de representantes de instituições da sociedade civil organizada. O evento acontece no Anfiteatro onde ocorreu a primeira audiência pública, mesmo endereço onde a nova unidade do Instituto já funciona provisoriamente desde o início desse ano, no Câmpus I da UFVJM, nº 187, na Rua da Glória, no Centro. A sede própria do Câmpus Diamantina começará a ser construída em breve, ao lado do Aeroporto do município. O evento, que é aberto a toda a comunidade, irá também apresentar e debater outras questões relacionadas ao funcionamento do Câmpus, como início dos cursos, infraestrutura e parcerias.

Após a primeira audiência pública realizada no dia 5 de dezembro do ano passado, foram cinco meses de consulta pública por meio de questionário online das demandas de cursos da região, o que resultou em mais de 2.200 opiniões computadas eletronicamente. Este número é resultado da participação da sociedade convocada nas várias ações de divulgação e diálogo com a sociedade. Na mesma data, além de lançada a consulta online, os servidores da Reitoria do IFNMG promoveram apresentação do quê é o IFNMG à sociedade e consolidaram parcerias com as instituições da região para implementação do novo Câmpus.

Mais de 80 cursos entre técnicos e superiores compuseram as opções do questionário online. O diretor-geral do Câmpus Diamantina, professor Júnio Jáber, adianta a quantidade de cursos que podem ser escolhidos e explica que após o tratamento dos dados foi realizada a triagem entre os mais votados. “No máximo oito cursos irão compor o ensino presencial do Câmpus. Outros cursos bem votados, mas que não estarão previsto na modalidade presencial, serão contemplados por meio do ensino a distância (EAD), Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC)”, pontua.

O primeiro processo de seleção de alunos de Diamantina já está, inclusive, sendo finalizado. As provas foram aplicadas no último dia 7 desse mês. A intenção é preencher as 30 vagas no curso técnico em Informática na modalidade concomitante e subsequente. Concomitante é quando o aluno do curso técnico é também aluno do ensino médio, no segundo ou terceiro ano. Subsequente é quando o aluno do curso técnico já concluiu o ensino médio.

O diretor-geral do Câmpus Diamantina ressalta que a escolha do curso em Informática seguiu os oito critérios aplicados para a escolha e é um dos oito cursos que serão indicados a compor o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFNMG e o Plano de Desenvolvimento do Câmpus Diamantina. Confira os critérios abaixo.

1 – Cursos alinhados com a parceria estabelecida entre o IFNMG e o ParTec/UFVJM, com vistas a criar ou fortalecer APL’s (arranjos produtivos locais);
2 – Estar entre os cursos mais votados no questionário on-line;
3 – Deverão contemplar as recomendações e ponderações colhidas nas reuniões setoriais estabelecidas com a sociedade de dezembro/2014 a abril/2015;
4 – Não ser ofertado atualmente no município por outras instituições;
5 – Não ter sido amplamente ofertado no município ou região circunvizinhas;
6 – Estar de acordo com o perfil e porte do câmpus;
7 – Preferencialmente não ser um curso que poderia ser ofertado por outras instituições de ensino ou outras modalidades de ensino, como a educação a distância;
8 – Colaborar com o fortalecimento/desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais (APL’s) consolidados ou em vias de consolidação.

Aviação
Na primeira audiência pública, o reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, e o reitor da UFVJM, professor Pedro Angelo Almeida Abreu, assinaram um termo de cooperação entre as duas instituições de ensino no sentido de criação do Arranjo Produtivo Local (APL) de aviação, em conformidade com o Plano Estadual de Aviação e Plano Nacional de Aviação Civil.

A assinatura do termo aprofunda a parceria já existente entre as duas instituições federais de ensino. Outro sinal desse estreitamento de laços é que é a UFVJM cede salas e laboratórios de seu Câmpus I, no Centro da cidade, para o IFNMG para que sejam iniciados, já nesse ano os cursos técnicos presenciais e para funcionamento de cursos técnicos a distância, que já são ofertados no Polo Diamantina desde 2013.

Licitações
Em breve, o IFNMG terá seu próprio câmpus na cidade, que começará a ser construído em uma área próxima ao Aeroporto de Diamantina. Assim, estará apto para oferta de cursos técnicos e superiores em diversas áreas do conhecimento. Ainda de acordo com o professor Júnio Jáber os trâmites iniciais para a construção do Câmpus já foram encaminhados. “Os processos de licitação já se encontram com a Procuradoria Federal junto ao IFNMG prontos para serem publicados ainda nesse semestre, com previsão de finalização das licitações em agosto desse ano”, informa.

A área onde será construído o câmpus do IFNMG fica ao lado do terreno onde a UFVJM instalará o Parque Tecnológico (Partec). Desde o ano passado, as duas instituições mantêm grupo de trabalho formado por equipe multidisciplinar com a finalidade de estabelecer metas, ações e definições sobre os eixos temáticos dos câmpus de ambas as instituições em Diamantina, bem como criar um Plano Diretor conjunto para as duas unidades.

panfletos diamantina capa 2

panfletos diamantina miolo 2