Portal IFNMG - Ex-alunos do IFNMG-Campus Arinos têm curtas metragens divulgados na 4ª edição do Cinebaru Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 28 de Setembro de 2020, 15h51 | Última atualização em Segunda, 28 de Setembro de 2020, 15h51

Entre os dias 23 de setembro e 04 de outubro, os curtas Raizamor e Causos de Veredas integram umas das muitas artes exibidas durante o festival Cinebaru- Mostra Sagarana de Cinema 2020. As produções de autoria e direção de dois ex- alunos do IFNMG-Campus Arinos, João Gabriel Marins e Roger Martins, foram premiadas pelo Prêmio Estímulo e assim tiveram o direito de serem divulgadas durante o festival de 2020.

De acordo com, Roger Martins, produtor e diretor do curta Causos de Veredas, e ex aluno do curso técnico em informática do Campus Arinos “ tudo o que me motivou a produzir este curta foi o que já vivenciei com o cinema e a arte, e com as histórias cotidianas do meu tio”.

Causos de Veredas tem duração de um pouco mais de cinco minutos e mostra Tio Cassim, contando algumas estórias exageradas sobre sua vida no sertão. O cenário é a cidade de Arinos.

Mesmo sem apoio financeiro, Roger destaca que fez a produção durante o ano de 2020 e acompanhou o Instagram do festival para se inscrever nos editais, e assim conquistar algum prêmio. “Além deste curta, tenho um documentário produzido pelo curso de audiovisual em 2016 oferecido pela agência Vale do Urucuia. Também tenho alguns projetos ainda não gravados”, declara.

O outro curta denominado Raizamor de autoria e direção de João Gabriel Marins, ex-aluno do curso técnico de meio ambiente do Campus Arinos, tem como personagem principal Seu Manoel que conta o que acredita ser o amor. “O que me motivou a produzi-lo foi a busca por entender como o sentimento do amor se molda a partir de uma perspectiva ancestral. O nome eu escolhi após uma conversa com Seu Manoel, que conta como faz vingar um amor raiz.”, afirma João Gabriel, que gravou toda a produção na cidade de Chapada Gaúcha.

Essa produção também foi toda feita sem apoio financeiro, e com os equipamentos próprios de João Gabriel, “eu acompanho o Cinebaru desde o primeiro ano, então fiquei de olho na abertura dos editais deste ano para me inscrever e concorrer aos prêmios”, afirma.

Atualmente, Roger e João Gabriel cursam o primeiro ano de Cinema no Instituto Federal de Goiás.

Os curtas podem ser acessados pelos links abaixo:

Raizamor

Causo de Veredas

CineBaru

O evento que acontece presencialmente desde 2017, e idealizado pelo Coletivo Ecos do Caminho, busca entre muitas ações estimular a arte e a cultura locais, através de uma mostra de cinema que promove encontros de produtores de todo o país. Este ano, o evento será excepcionalmente online, e, dentre as muitas atividades, trouxe 10 produções de curtas-metragens produzidos por moradores da região que foram selecionados pelo Prêmio Estímulo, o qual os ex-alunos do Campus Arinos foram premiados e puderam assim ter suas produções exibidas no festival.

Mais informações sobre o Festiva Cinebaru acesse: https://cinebaru.com.br/