Portal IFNMG - Diretor-Geral do Campus Arinos esclarece comunidade acadêmica sobre ano letivo e retomada das aulas Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 30 de Junho de 2020, 12h12 | Última atualização em Quarta, 01 de Julho de 2020, 12h04

foto eliasPara esclarecer algumas dúvidas sobre como o IFNMG-Campus Arinos tem enfrentado os desafios futuros em virtude da atual pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus (COVID-19), o diretor do Campus, Elias Rodrigues concedeu breve entrevista ao Projeto Conexão IF, responsável, entre outras atividades, por trazer à comunidade informações sobre o Campus durante o período de isolamento.

CONEXÃO IF – Diante cenário atual da pandemia do novo Coronavírus, a possibilidade da retomada do ano letivo em agosto é uma realidade?

ELIAS RODRIGUES – Ainda não foi decidido. Estamos em um momento de planejamento, com a elaboração de um plano de contingência institucional do IFNMG, além de revisar o plano de contingência do campus Arinos, com estudos e consultas aos alunos, servidores, comitês e colegiados, bem como analisando, em profundidade, as condições de infraestrutura, os equipamentos de tecnologia, a inclusão digital e as especificidades dos cursos. Temos um Comitê Institucional de Enfrentamento do Coronavírus e uma comissão do plano de Contingência do IFNMG, responsáveis pela elaboração das orientações norteadoras e dos protocolos sanitários para seguimento em curto, médio e longo prazo. Tudo está sendo discutido. Não há uma decisão final do IFNMG sobre o período de retorno às aulas, porque, em última instância, quem determinará as mudanças no calendário, no que tange ao retorno, é o nosso Conselho Superior – CONSUP. Assim, depois de ouvir as propostas advindas da comunidade, levaremos as questões ao Conselho, promovendo alguma resolução que diminua os riscos.

CONEXÃO IF – Sabendo que é desafiador manter a qualidade, a inclusão e a retomada das aulas ao mesmo tempo, o que o senhor consegue vislumbrar no retorno das aulas do IFNMG?

ELIAS RODRIGUES – Algumas datas do nosso calendário tiveram que ser adiadas – o que não quer dizer que vamos imediatamente retomá-lo. Isso já aconteceu na história! Até mesmo porque as atividades continuam! Estamos propondo novas datas para a retomada do ano letivo vigente, observando um novo cronograma em discussão nas comissões, no Comitê de Ensino e nos conselhos, prevendo a retomada planejada e gradual do calendário, possivelmente, a partir do terceiro trimestre ou quando recebermos os equipamentos de tecnologia (tablets) e outros materiais e equipamentos necessários de utilidade nas aulas remotas (não presenciais). O IFNMG não está parado. Estamos capacitando os servidores, adquirindo materiais, equipamentos, e analisando as questões de infraestrutura e condições tecnológicas dos alunos tanto para o ensino híbrido como para a Educação a Distância – EaD. O que, geralmente, pode ocorrer é a extensão do primeiro semestre de 2020, ao passo que o próximo semestre adentrará o ano de 2021. Será uma nova programação do calendário, mas não há como simplesmente desaparecer com um semestre ou um ano. Ele existe até mesmo para garantir os direitos dos estudantes que se matricularam neste semestre, bem como para aqueles que adentrarão na instituição no semestre seguinte. Os alunos não devem ficar preocupados.

CONEXÃO IF – Então, que as aulas adentrarão o ano de 2021 já é algo confirmado?

ELIAS RODRIGUES – Sim. É um momento de excepcionalidade. A última vez que tivemos uma pandemia desse tipo foi há mais de 100 anos. Ninguém sabe exatamente como lidar com o cenário em questão. Já tivemos momentos em que a instituição esteve parada por um período, o calendário foi retomado normalmente, e tivemos que adentrar o ano civil seguinte. Nosso contato e a vinculação legal com a esfera federal de ensino é com a Secretaria de Educação Tecnológica do Ministério da Educação – SETEC-MEC. Alguns campi foram selecionados para receber recursos para o enfrentamento das ações da COVID-19 sendo que, mais recentemente, participamos de editais para a inovação tecnológica e aquisição de equipamentos de Tecnologia da Informação – TI, visando possibilitar a inclusão de nossos alunos e melhor preparar o retorno às aulas. Possuímos uma configuração de ensino bem específica, sendo importante avaliar o planejamento e a qualidade do ensino que o IFNMG sempre prezou, além da inclusão dos alunos. Tais ações são importantes e decisivas no processo de retomada da instituição. Seguimos com firmeza e conscientes de nossa missão institucional.