Portal IFNMG - Campus Arinos comemora a XI Semana do Meio Ambiente Ir direto para menu de acessibilidade.

Campus Arinos comemora a XI Semana do Meio Ambiente

Publicado: Quinta, 13 de Junho de 2019, 18h03 | Última atualização em Segunda, 17 de Junho de 2019, 15h31

O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, em Estocolmo, no dia 5 de junho. Nessa data, teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano. A reunião durou até o dia 16 e congregou vários governos e ONG's. Por esse motivo foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.

No campus Arinos, a XI Semana do Meio Ambiente foi dividida em vários momentos:

No dia 03 de junho ocorreu a leitura do texto “O velho habito da queima do lixo” com todas as turmas dos cursos integrados. O texto abordou aspectos socioculturais sobre o tema e os professores discutiram-no de maneira interdisciplinar com os alunos. No dia 05, dia do Meio Ambiente, houve a abertura oficial do evento, com a apresentação cultural do grupo de teatro e dança do projeto NEFELC, conduzido no Campus Arinos pelo professor Romualdo. Na sequência da abertura tivemos duas palestras, que versaram sobre “O Plano de coleta seletiva na cidade de Arinos”  e "Poluição atmosférica: o efeito da queima do lixo para o organismo". Após as palestras, os alunos dos cursos integrados ao ensino médio foram para as salas de aula confeccionar, como em anos anteriores, o material de campanha contra a queima do lixo, que foi exibido posteriormente. Houve, também, a abertura do Concurso de Arte Reciclável, que terá sua culminância e premiações no segundo semestre, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Já os alunos dos cursos superiores foram para o plantio de árvores. Foram plantadas 60 mudas de árvores nativas na entrada do campus Arinos.

No dia 08 de junho, houve uma atividade na Praça do Coreto do município de Arinos, aberta a toda a comunidade local. Foram convidadas as escolas públicas e privadas da cidade para exposições diversas, oficinas de produção de sabão e de compostagem para a apresentação dos cartazes produzidos durante a semana e para a interação bem como para a apresentação de alguns dos projetos de extensão do Campus.

O Projeto Pedais do Sertão realizou o VIII Passeio Ciclístico pelo Meio Ambiente, percorrendo 10 quilômetros dentro da cidade até a Vereda da Vaca. Participaram pessoas de todas as faixas etárias. O Projeto Leão apresentou o vencedor do concurso da logomarca e proporcionou a adoção de animais retirados das ruas. O projeto Do-Ré-MIF fez sua primeira apresentação pública, compondo uma banda diversificada com servidores e alunos, também foi aberto espaço para apresentações artísticas voluntárias.

O evento na Praça do Coreto esteve muito animado e, em 2019, contou com um público maior que nos anos anteriores.